Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2013

EUA legalizarão 11 milhões de imigrantes
Plano vai facilitar o processo para filhos de estrangeiros ilegais, que entraram nos EUA na infância.
EUA legalizarão 11 milhões de imigrantes
Foto: www.tribunahoje.com

O presidente dos EUA, Barack Obama, apresentou uma proposta para regularizar a situação dos 11 milhões de estrangeiros que vivem ilegalmente no país. Um grupo de influentes senadores democratas e republicanos apresentaram um abrangente plano que atende em linhas gerais as ideias da Casa Branca.

O plano não inclui uma anistia e os estrangeiros só poderão se candidatar ao visto de residência permanente depois que o governo tiver tomado medidas para fechar as fronteiras à entrada de novos ilegais. O projeto de lei, que será entregue ao Senado em março, deverá incluir um processo de legalização mais rápido para filhos de imigrantes ilegais, que entraram nos Estados Unidos na infância, e facilitará a entrada de trabalhadores da agricultura.

O desafio de Obama é obter apoio popular à proposta dos senadores, sem alienar os republicanos mais aguerridos, que podem resistir a qualquer coisa que leve a assinatura do presidente democrata. "No minuto em que isso virar o plano de Obama, os republicanos passam automaticamente para a oposição", disse Bill Schneider, cientista político da Universidade George Mason, na Virgínia.

No discurso de posse, Obama agradeceu os votos de hispânicos e fez questão de mandar uma mensagem de esperança para os imigrantes. "Acreditamos em um país generoso, compassivo, tolerante e aberto aos sonhos de uma filha de imigrantes que estuda em nossa escola e honra nossa bandeira."

Fonte: diariosp.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir