Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 30-01-2013

Faltam de funcionários compromete doações de sangue em Ituiutaba, MG
Coren notificou Hemominas e Prefeitura diz estar ciente do problema. Atendimento leva mais tempo, doadores desistem e vão embora.
Faltam de funcionários compromete doações de sangue em Ituiutaba, MG
Foto: g1.globo.com

A falta de uma enfermeira responsável pelo banco de sangue e de agentes de limpeza no Hemominas em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, diminuiu o número de doações. Com o quadro de funcionários reduzido, o tempo na fila para doação aumentou e muitos doadores desistem e vão embora, segundo a direção do hospital. A unidade foi notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Corem) para que a situação seja regularizada no prazo de 30 dias. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o problema é de conhecimento da Secretaria de Saúde e a enfermeira será contratada o mais rápido possível.

Recém-inaugurado, o prédio e o mobiliário do banco de sangue é um investimento do Estado que chegou a R$ 4 milhões. A Prefeitura cedeu o terreno, localizado no Bairro Elândia, setor sul da cidade. O Executivo ainda empresta 95% dos colaboradores, mas, mesmo assim, o atendimento foi comprometido.

A médica e gerente técnica, Fátima Elisa Oliveira, afirmou que a situação é ilegal e que deverá ser regularizada para que o trabalho não seja interrompido. "Precisamos legalizar para que esse trabalho continue. Os pacientes precisam e não pode esperar o sangue", comentou.

A diretora administrativa da unidade, Samira El Bayeh, afirmou que o Estado vem arcando com despesas básicas como pagamento de energia, água e telefone, mas a situação é preocupante. "Tudo que afeta a população temos que considerar como grave. A intenção é conseguirmos melhorar esses indicadores", disse.

Segundo a direção, a unidade também precisa de agentes de limpeza. O Hemominas chegou a trabalhar 25 dias com horário reduzido. "Nós chegamos a uma queda de 40%. Fora os agendamentos, como clima e dengue, nós tivemos que reduzir um pouco em virtude da nossa capacidade de atendimento", concluiu Samira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir