Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2013

"The New York Times" diz que foi atacado por hackers chineses
Jornal norte-americano afirma que o in�cio dos ataques coincide com as not�cias sobre o enriquecimento de familiares do primeiro-ministro chin�s, Wen Jiabao.

Foto: expresso.sapo.pt

Ao longo dos �ltimos quatro meses, o "The New York Times" (NYT) tem sido persistentemente atacado por hackers chineses, possivelmente ligados a militares chineses, que conseguiram entrar nos computadores e obter as passwords de jornalistas e de outros funcion�rios, segundo refere uma not�cia do pr�prio jornal.

O in�cio dos ataques coincidiu com a publica��o da investiga��o do jornal norte-americano sobre o enriquecimento dos familiares pr�ximos do primeiro-ministro chin�s, Wen Jiabao, e os hackers, que recorreram a m�todos anteriormente utilizados por militares chineses, tentaram especificamente obter informa��es sobre esse caso.

Confrontado com as alega��es do NYT, o ministro da Defesa chin�s declarou: "As leis chinesas pro�bem qualquer a��o, incluindo os ataques inform�ticos, que afetem a seguran�a da Internet". O ministro considerou ainda que "acusar os militares chineses de lan�arem ciberataques sem bases s�lidas � pouco profissional e sem fundamento".

Caso semelhante com o "Bloomberg"

O "The New York Times" diz que os hackers conseguiram obter as passwords de computadores de 53 funcion�rios do jornal, a maior parte situados fora das reda��es, tendo nomeadamente acedido ao email de David Barboza, autor da investiga��o relacionada com o primeiro-ministro chin�s e diretor da delega��o do jornal em Pequim, e de Jim Yardley, diretor da delega��o do sul da �sia, situada na �ndia, e anterior diretor da delega��o de Pequim.

Os especialistas inform�ticos da Mandiant, a companhia contratada pelo NYT, descobriram que as brechas inform�ticas foram originadas por software malicioso colocado a partir da China, primeiramente em computadores de universidades norte-americanas, o mesmo padr�o utilizado em anteriores ataques de militares chineses.

Um caso semelhante foi denunciado o ano passado pelo canal "Bloomberg", que indicou ter sido alvo de hackers chineses ap�s a divulga��o de uma investiga��o sobre a acumula��o de riqueza por parte de familiares do ent�o vice-presidente chin�s, Xi Jinping, que se tornou secret�rio-geral do Partido Comunista chin�s em novembro e � apontado como o prov�vel pr�ximo Presidente do pa�s.

Diversos pa�ses acusados de ataques inform�ticos

Os especialistas em seguran�a inform�tica, referidos pelo "The New York Times", indicam que os ataques se inserem numa grande opera��o de espionagem chinesa contra �rg�os de comunica��o social, mas tamb�m contra grupos econ�micos, organiza��es governamentais ocidentais e ainda grupos de ativistas.

Os mesmos especialistas indicam ainda que, desde 2008, os hackers t�m procurado penetrar nos computadores de jornalistas para identificarem as suas fontes, no sentido de evitar a publica��o de investiga��es negativas para a imagem do pa�s.

Nos �ltimos anos, in�meros outros dados indicam que, para al�m da China, muitos outros pa�ses t�m lan�ado ataques inform�ticos sobre outros Estados, entre os quais os Estados Unidos que, nomeadamente, ter�o alegadamente atacado o principal complexo de enriquecimento nuclear iraniano. O Ir�o acusou tamb�m no ano passado Israel de lan�ar ciberataques sobre as suas plataformas petrol�feras.

A R�ssia � suspeita de ter efetuado ataques inform�ticos sobre a Ge�rgia em 2008, altura em que se identificou o conflito militar.

Fonte: expresso.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir