Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2013

Lula pede que Obama tenha "olhar mais justo" para América Latina
O ex-presidente Lula pediu nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tenha em seu segundo mandato "um olhar mais justo" para a América Latina, durante uma conferência que ofereceu em um fórum internacional em Havana.
Lula pede que Obama tenha
Foto: noticias.terra.com.br

"Espero que o presidente Obama neste seu segundo mandato tenha um olhar mais justo e mais equitativo para nossa querida América Latina e, principalmente, acabe com o bloqueio" que os EUA mantêm contra Cuba há 50 anos, disse Lula no encerramento da 3ª Conferência Internacional "Pelo equilíbrio do Mundo".

Lula foi um dos convidados mais destacados desse fórum dedicado ao 160º aniversário do nascimento do herói da independência cubana, José Martí, que terminou nesta quarta-feira e no qual participaram mais de 600 delegados de 44 países.

O ex-presidente lamentou que os americanos tenham "ouvidos surdos quando se trata desta parte do mundo (América Latina)" e afirmou que os latino-americanos nunca "tiveram a oportunidade de ser tão independentes como somos agora".

"Como sou uma pessoa otimista acredito realmente, cegamente, que algum dia os EUA, e espero que seja durante o Governo do presidente Obama, se deem conta que realmente não há razão nenhuma para manter o bloqueio contra Cuba", insistiu.

Além disso, manifestou que Cuba tem um significado "especial" para a região por causa da "força moral construída por seu povo".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir