Categoria Policia  Noticia Atualizada em 31-01-2013

Fotos divulgadas em site mostram boate Kiss sem extintor de incêndio
Mais de 230 pessoas morreram em incêndio no estabelecimento. Comandante dos bombeiros do RS diz que pedido de vistoria entrou em fila.
Fotos divulgadas em site mostram boate Kiss sem extintor de incêndio
Foto: g1.globo.com

Fotos publicadas em um site que divulga festas realizadas na boate Kiss de Santa Maria, em que mais de 230 pessoas morreram em um incêndio, mostram que as paredes com as indicações de onde deveriam existir extintores de incêndio estão vazias.

O Coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, disse no domingo (27) que havia sido feita uma vistoria no local depois que a direção da casa noturna protocolou o pedido de alvará. E que os mecanismos básicos de prevenção a incêndio estariam em dia

Porém, na quarta-feira (30), o comandante dos bombeiros no Rio Grande do Sul, coronel Guido Melo, contradisse essa versão. Disse que os policiais não fizeram a vistoria porque o pedido da boate entrou em uma fila.

"Quando dá entrada, automaticamente entra na fila aguardando inspeção. Tem, aproximadamente, dois mil estabelecimentos comerciais, ou outros, que também aguardam vistoria, e qual é a lógica: atender o primeiro que está na lista, o mais antigo", afirmou o coronel Guido Melo.

Uma portaria do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul estabelece regras e prazos para essas vistorias. O prazo entre o pedido e a inspeção não pode ser superior a 20 dias. "O prazo decorrido entre o protocolo de entrada da solicitação de inspeção e o fornecimento do alvará, ou notificação de correção, dos sistemas de prevenção e proteção contra incêndio ao interessado, será de, no máximo, 20 (vinte) dias", diz o texto.

Ex-funcionária da boate Kiss, Vanessa Vasconcelos perdeu a irmã na tragédia do último domingo. Em depoimento à polícia, ela disse que um dos sócios da boate, Elissandro Sphor, o Kiko, mandava retirar os extintores de incêndio por razões estéticas.

O advogado Jader Marques rechaçou a declaração. "Não é verdade, não me parece razoável essa informação. Estou estabelecendo o que me parece razoável pelo que falei com ele. O local de maior exposição era o palco e ali tinha extintor", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir