Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2013

Turquia: terrorista que atacou embaixada americana estava doente
O homem-bomba que executou um atentado na sexta-feira contra a embaixada dos Estados Unidos em Ankara era um ex-detento gravemente doente e que j� havia participado em outros ataques armados, informa a imprensa turca.
Turquia: terrorista que atacou embaixada americana estava doente
Foto: noticias.terra.com.br

O ataque de sexta-feira deixou dois mortos, o homem-bomba e um seguran�a turco.

O homem, Ecevit Sanli, 40 anos, era membro da Frente Revolucion�ria de Liberta��o popular (DHKP-C), um grupo proibido de extrema-esquerda. O terrorista sofria da s�ndrome de Wernicke-Korsakoff, uma doen�a neurol�gica causada pelos problemas provocados por suas greves de fome na pris�o. "Seus dias estavam contados", afirmam os jornais Milliyet e Vatan, e por esta raz�o teria sido escolhido para o atentado suicida.

Sanli, que cumpria pena por "terrorismo" por ter atacado uma instala��o militar em 1997, havia sido liberado da pris�o em 2001, ap�s um movimento de protesto nas pris�es turcas com greves de fome. Os protestos dos detentos culminaram no ano 2000 com uma interven��o das for�as de seguran�a turca. Na a��o morreram 20 membros do DHKP-C, movimento que desde o fim dos anos 1970 executava a��es violentas no pa�s. Segundo o jornal Radikal, o movimento utiliza militantes em fase terminal para executar ataques.

O atentado de sexta-feira aconteceu em uma entrada secund�ria da embaixada. A explos�o provocou danos nos edif�cios pr�ximos, mas n�o danificou o interior da representa��o diplom�tica.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir