Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2013

Rússia comemora com orgulho os 70 anos da batalha de Stalingrado
A Rússia recorda neste sábado com orgulho os 70 anos da vitória soviética na batalha de Stalingrado, primeira derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, glorificada pelos russos como o acontecimento que salvou a Europa do nazismo.
Rússia comemora com orgulho os 70 anos da batalha de Stalingrado
Foto: noticias.terra.com.br

Para a ocasião, Volgogrado recuperou inclusive o antigo nome de Stalingrado. A cidade às margens do Volga está repleta de bandeiras e faixas em homenagem aos heróis e vencedores da batalha.

Milhares de pessoas de todas as gerações se reuniram no centro da cidade para acompanhar um desfile militar em recordação ao Exército Vermelho.

Em pleno renascimento do patriotismo russo, as autoridades celebram com toda pompa os 70 anos da vitória de 2 de fevereiro de 1943 do Exército Vermelho, em uma decisiva e sangrenta batalha que mudou o curso da guerra.

O presidente russo Vladimir Putin visitará Volgogrado nas próximas horas.

Chamada de Zaritsina no período imperial, a cidade foi rebatizada com o nome do dirigente soviético Stalin em 1925, antes de virar, em 1961, Volgogrado (em referência ao rio Volga) durante o período de revisão da era Stalin promovida por Nikita Krushchev.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir