Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2013

Dezenas de milhares de pessoas se despedem de ex-monarca cambojano
Dezenas de milhares de cambojanos sa�ram nesta segunda-feira �s ruas de Phnom Penh para se despedir do ex-monarca e pai da independ�ncia, Norodom Sihanouk, cujo corpo ser� incinerado perto do Pal�cio Real.
Dezenas de milhares de pessoas se despedem de ex-monarca cambojano
Foto: noticias.terra.com.br

Vestidos de branco e preto, os presentes, alguns com fotografias do antigo rei, queimaram incenso e colocaram velas e flores no local da crema��o de Sihanouk, que morreu no dia 15 de outubro do ano passado de um ataque do cora��o em um hospital de Pequim.

Sua vi�va, a rainha Monique, e o atual rei, Norodom Sihamoni, ser�o os encarregados de acender a pira funer�ria no campo Meru, em refer�ncia � montanha m�tica hindu. As cinzas ser�o jogadas na conflu�ncia de tr�s rios na capital e parte ser�o conservadas em uma urna. Os ritos funer�rios no Camboja s�o budistas, embora com elementos de origem hindu.

Na sexta-feira passada, a multid�o acompanhou a prociss�o do caix�o dourado com o corpo de Sihanouk desde o Pal�cio Real at� o campo Meru. Sihanouk, que morreu quando estava a ponto de completar 90 anos, foi uma figura-chave durante um dos per�odos mais convulsos na hist�ria cambojana. Foi coroado rei pela primeira vez em 1941, quando ainda n�o tinha completado os 19 anos, e conduziu o Camboja at� a independ�ncia da Fran�a, em 1953.

Dois anos mais tarde, abdicou para se dedicar � pol�tica e chegou a ser primeiro-ministro e at� chefe de Estado, embora com o t�tulo de pr�ncipe e n�o de rei. Em 1970 foi deposto mediante um golpe de Estado apoiado pelos Estados Unidos e Sihanouk se aliou com o Khmer Vermelho, embora tenha sido posto em pris�o domiciliar quando os revolucion�rios de Pol Pot chegaram ao poder em 1975.

Ap�s a invas�o vietnamita e expuls�o do Khmer Vermelho quatro anos mais tarde, Sihanouk viveu exilado na Coreia do Norte e na China at� que foi proclamado de novo rei em 1993.
Em 2004 abdicou a favor de seu filho Norodom Sihamoni e fixou sua resid�ncia oficial na cidade de Siem Reap, noroeste do Camboja, embora com regularidade viajasse para Pequim para receber os cuidados dos m�dicos chineses.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir