Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2013

Aposentado morre vítima de leishmaniose em Votuporanga, SP
De acordo com a Secretaria da Saúde, outros quatro casos já registrados. Controle e coleta de sangue animal está sendo realizado em Votuporanga.
Aposentado morre vítima de leishmaniose em Votuporanga, SP

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) confirmou nesta terça-feira (5) a primeira morte do ano por leishmaniose na cidade. A vítima é um aposentado de 75 anos, que estava internado na Santa Casa. De acordo com a secretaria, este ano já foi registrado outros quatro casos da doença. Em 2012, foram três mortes e 39 casos confirmados.

A primeira morte registrada em 2012 foi de uma paciente, de 76 anos, que morreu em setembro depois de ficar internada mais de 30 dias na Santa Casa com uma grave infecção em consequência da doença. A segunda morte foi em novembro, quando um homem de 89 anos faleceu em consequência da doença. Já a terceira vítima foi uma mulher, de 46 anos, que ficou internada por 60 dias na Santa Casa.

A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito palha. A doença é transmitida pelo mosquito palha que pica o animal e repassa a doença ao homem. Em humanos, os principais sintomas da leishmaniose são febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento. Quem apresenta esse quadro deve procurar atendimento médico.

A Vigilância Epidemiológica de Votuporanga informou que está realizando ações de controle e fazendo a coleta de sangue nos

Contaminação
A transmissão em humanos acontece quando a fêmea do mosquito conhecido como palha ou birigui pica o cão infectado e posteriormente o indivíduo. Confira dicas de prevenção:

- manter casa e quintal sempre limpos;
- não criar galinhas e porcos em área urbana;
- recolher constantemente folhas de árvores, fezes de animais e restos de madeira, que favorecem a criação do mosquito palha;
- embalar o lixo corretamente;
- recolher o lixo dos terrenos baldios perto da casa;
- instalar tela com malha 70 nas portas e janelas de casa;
- evitar que o cão durma dentro da residência, mantê-lo sempre no quintal;
- adotar a posse responsável do animal, não permitindo que o mesmo fique solto nas ruas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir