Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2013

Novos tremores atingem Ilhas Salomão 1 dia após tsunami
As Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, foram sacudidas nesta quinta-feira (horário local) por vários sismos de até 7 graus na escala Richter, apenas um dia depois do tsunami que matou pelo menos seis pessoas, incluindo uma criança e quatro idosos.
Novos tremores atingem Ilhas Salomão 1 dia após tsunami
Foto: noticias.terra.com

A réplica mais violenta ocorreu no sudeste do arquipélago, na província de Santa Cruz, perto de onde foi registrado o terremoto de 8 graus que na quarta-feira provocou o tsunami, e a nove quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O último tremor, de 6,1 graus, aconteceu às 19h03 locais (6h03 de Brasília) a 10 km de profundidade e a 314 km da cidade de Kira Kira.

As equipes de emergência avaliam os danos e atendem os feridos nas três aldeias destruídas pelo tsunami, que ficam próximas à cidade de Lata, a capital provincial. As ondas também danificaram a pista do aeroporto local, o que prejudicará a chegada de ajuda humanitária.

Depois do terremoto de 8 graus, já foram contabilizadas 39 réplicas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir