Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-02-2013

Petição para impeachment de Renan Calheiros se espalha nas redes sociais
Após ser eleito presidente do Senado na última sexta-feira (1º), Renan Calheiros (PMDB - AL) tem enfrentado dificuldades em assumir com tranquilidade seu posto em razão das inúmeras revoltas populares desencadeadas por sua eleição.
Petição para impeachment de Renan Calheiros se espalha nas redes sociais
Foto: correiodobrasil.com.br

Em sua primeira aparição pública na segunda-feira (4), enquanto subia a rampa do Congresso Nacional, o senador ouviu calado gritos de "safado", "sem vergonha" e "ladrão". Além dos xingamentos, os manifestantes portavam cartazes com os dizeres "Até quando o Poder Legislativo envergonhará o Brasil?" e "Fora Renan ou abaixo o Senado".

Todavia, esta não deve ser considerada a maior das preocupações de Calheiros. Uma corrente virtual iniciada logo após a eleição, em formato de petição, pede o impeachment do presidente do Senado. De acordo com a Constituição Federal, se 1% do eleitorado se manifestar em favor de determinada causa, esta terá de ser votada pelos poderes públicos como sendo objetiva de iniciativa popular.

A ONG Avaaz, precursora da ideia, é uma comunidade de mobilização on-line que leva a voz da sociedade civil para a política global. Na petição contra Calheiros, o grupo pretende impedir que o senador atue como presidente da casa devido aos crimes dos quais é acusado. Entre eles, peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Vale lembrar que, em 2006, Renan Calheiros foi o epicentro de um dos maiores escândalos de corrupção pública, envolvendo até mesmo a jornalista Mônica Veloso com quem teve uma filha, sustentada por Renan às custas do dinheiro público.

Na rede de relacionamento Facebook, a proposta de impeachment contra o senador tem sido compartilhada por inúmeros usuários e no site o número de assinaturas não para de subir. Até o momento de confecção desta matéria, o site marcava em torno de 180 mil assinaturas obtidas apenas nos primeiros 4 dias após a eleição de Renan Calheiros.

Resta saber se o número de pessoas engajadas também nesta oportunidade fará valer a legitimidade da lei como ocorrido na proposta da Ficha Limpa em 2008. Ao que tudo indica, a petição só tende a crescer, e sendo assim, Renan Calheiros poderá contar os dias na cadeira da presidência do Senado Federal.

Priscilla Bernardes
Do DM online

Fonte: www.dm.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir