Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-02-2013

"Tenho muita fé", diz mãe de manicure que está em coma há 1 mês após lipo
Nayara Patracão sofreu complicações durante cirurgia em Descalvado (SP). Casa de Saúde onde jovem está internada afirma que quadro é gravíssimo.

Foto: g1.globo.com

"Tenho muita fé e sempre acreditei que quando o médico fala não, Deus começa a agir". Essas são as palavras de Lucimara Francischini, um mês depois que a filha, a manicure Nayara Patracão, teve parada cardíaca seguida de complicações durante uma lipoaspiração, em Descalvado (SP). A jovem está em coma, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde de São Carlos (SP) desde o dia 7 de janeiro, e seu estado é gravíssimo.

Para a mãe de Nayara, o quadro em que a manicure de 24 anos se encontra ainda pode ser revertido. "Os médicos não passam muita coisa positiva pra gente porque não podem alimentar esperanças, mas eu creio em Deus e é Ele quem está cuidando da vida dela agora", afirmou Lucimara em entrevista ao G1.

Segundo ela, Nayara deu sinais de que começa a reagir. "No domingo ela movimentou o pé e eu acredito que ela estava me respondendo quando eu pedi para me dar um sinal de que estava ali comigo naquele quarto de hospital", disse.

Mas, ao chamar os enfermeiros, a boa notícia foi descartada. A equipe médica informou que esse tipo de estímulo é comum, já que o coração de Nayara ainda funciona. "Eles disseram que o coração tem função própria e por isso causou esse choque no pé dela", contou Lucimara.

A mãe de Nayara faz visitas diárias à filha desde que a manicure teve as complicações causadas pela lipoaspiração. "Vou para o hospital para manter as esperanças", disse. Nayara é mãe de um bebê de 9 meses e de uma menina de 4 anos, que estão sendo poupados pela avó.

"É melhor que não vejam, ela está entubada e pode ser muito forte, mas é difícil ver a menina toda noite antes dormir pedindo a presença da mãe. Eu sempre digo que ela está doente e que está dormindo, mesmo sabendo que no dia seguinte ela vai perguntar se a mãe já acordou", falou.

Estado gravíssimo
Segundo nota divulgada pela Casa de Saúde de São Carlos nesta quinta-feira (7), o quadro em que Nayara se encontra não teve evolução. Exames feitos no dia 19 de janeiro mostraram que uma pequena artéria irrigava seu cérebro, o que descarta quadro de morte cerebral.

Entretanto, o cérebro da jovem possui um edema grande e apenas 1% está em funcionamento. Segundo a diretoria do hospital, uma nova avaliação poderá ser feita após decisão em conjunto com a família.

O caso
A jovem realizou uma cirurgia em Descalvado para a retirada de gordura na região das costas, mas sofreu complicações durante o procedimento. Segundo o cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi Júnior, responsável pela lipoaspiração, ela teve um mal súbito.

Transferida para São Carlos, a manicure chegou a ser diagnosticada com morte cerebral, segundo a mãe. Mas, uma junta médica contratada pela família descartou essa possibilidade no dia 16 de janeiro.

Dois dias depois, o diretor superintendente da Casa de Saúde, Fernando de Lucca, afirmou em entrevista coletiva que em momento algum foi constatado por nenhum médico do hospital que a manicure teve morte cerebral.

O cirurgião Ciarrochi Júnior avalia que houve precipitação por parte da equipe médica ao informar à mãe que a jovem teve morte cerebral. Segundo ele, pode ter havido uma interpretação equivocada da família.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir