Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 08-02-2013

Microsoft e Symantec se unem para combater rede de cibercriminosos
A Microsoft e a Symantec derrubaram uma botnet (rede de computadores zumbis) que assumiu o controle de milh�es de computadores com o objetivo de realizar atividades criminosas, como roubo de identidade e fraude de cliques.
Microsoft e Symantec se unem para combater rede de cibercriminosos
Foto: www.tribunahoje.com

A botnet Bamital amea�ava a ind�stria de publicidade online de 12,7 bilh�es de d�lares dos EUA, gerando cliques fraudulentos em an�ncios de Internet - que financiam muitos dos servi�os gratuitos online dispon�veis aos consumidores, disseram as empresas.

Pelo menos 8 milh�es de computadores foram infectados pelo Bamital ao longo dos �ltimos dois anos, escreveu o conselheiro assistente geral da Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, Richard Boscovich Domingues, em um post no blog da empresa, na quarta-feira (6/2).

Essa � a sexta rede cibercriminosa que a Microsoft fechou nos �ltimos tr�s anos, e a segunda em coopera��o com a Symantec, escreveu Boscovich. "A maioria, se n�o todos, os propriet�rios de computadores infectados pelo Bamital n�o sabem que suas m�quinas est�o comprometidas", disse a Microsoft em um processo civil apresentado em 31 de janeiro � Corte Distrital dos EUA.

A a��o pediu ao tribunal permiss�o para quebrar o sistema de comando-e-controle da botnet. A ag�ncia federal de aplica��o da lei, U.S. Marshals, escoltou investigadores em instala��es de hospedagem Web na Virg�nia e em Nova Jersey, onde apreenderam provas e dados, escreveu Boscovich.

Como ocorreu com processos judiciais anteriores relacionados a botnets, a Microsoft nomeou 18 r�us "an�nimos", v�rios deles est�o listados como "vivem na R�ssia, EUA e Reino Unido". A a��o ser� alterada quando os nomes dos acusados ​​reais forem descobertos.

Ataques silenciosos

O c�digo Bamital enganava os usu�rios para que acessassem sites maliciosos, mesmo que clicassem nos resultados leg�timos das pesquisas retornados por meio de buscas como o Bing, Yahoo e Google, de acordo com a a��o judicial.

Ao gerar cliques e visitas indesejadas, a botnet distorcia o ambiente de publicidade online, fazendo com que os anunciantes pagassem por cliques que n�o eram reais, diz o processo. "Simplesmente, o propriet�rio do an�ncio pagou por um tr�fego de internet que � de n�o-uso", afirma.

O Bamital tamb�m pode roubar informa��es pessoais de computadores e realizar ataques distribu�dos de nega��o de servi�o (DDoS), que atrapalham sites por bombarde�-los com muito tr�fego.

Um esfor�o para limpar os computadores infectados est� a caminho. Quando as pessoas com m�quinas comprometidas completarem uma pesquisa, eles ser�o direcionados para uma p�gina da Microsoft e da Symantec, que explica como remover o software malicioso.

"Descobrimos que esfor�os de limpeza como este, n�o somente ajudam a limpar os computadores das pessoas, mas tamb�m levam a infraestrutura que a botnet precisa para ser impactante e rent�vel para bem longe dos cibercriminosos", escreveu Boscovich.

Fonte: computerworld.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir