Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-02-2013

Aluno da UFG diz que apanhou de colegas portugueses por ser gay
Ele conta que levou chutes e socos, no banheiro da Casa do Estudante. Suspeitos fazem interc�mbio em Goi�s e v�o responder por les�o corporal.
Aluno da UFG diz que apanhou de colegas portugueses por ser gay
Foto: g1.globo.com

Um estudante de 21 anos que cursa o 3� per�odo de Ci�ncias Cont�beis na Universidade Federal (UFG) denuncia que foi espancado por quatro alunos portugueses que fazem interc�mbio na institui��o. O fato, segundo ele, aconteceu no �ltimo s�bado (2), na Casa do Estudante Universit�rio (CEU), uma esp�cie de rep�blica mantida pela pr�pria faculdade, na Vila Itatiaia, em Goi�nia. Segundo o jovem, a agress�o aconteceu pelo fato dele ser homossexual assumido. "N�o tenho d�vida de que me bateram por causa disso", disse o rapaz, que registrou uma ocorr�ncia no 25� Distrito de Pol�cia e vai processar os suspeitos.

O jovem, que n�o quis se identificar, contou ao G1 que, por volta das 5h30 de s�bado, ele foi ao banheiro � comum a todos os estudantes do CEU � para tomar banho. Um dos alunos portugueses, afirma, entrou no local gritando que aquele "n�o era banheiro de mulherzinha e sim de homem". Come�ou a esmurrar o box onde ele estava e com as pancadas, um peda�o da porta se soltou e atingiu o rapaz. Ele diz que colocou uma toalha e, quando saiu, come�ou a levar socos e chutes na regi�o do peito.

Outros alunos ouviram o barulho, entraram no banheiro e conseguiram apaziguar a situa��o. O estudante relata que, ent�o, voltou ao banho, mas poucos minutos depois, outros tr�s rapazes, tamb�m portugueses, voltaram ao banheiro. Um deles deu socos e pontap�s no rapaz. Novamente, outros alunos intervieram e acabaram com a briga. O jovem afirmou que todos estavam "visivelmente alterados".

A advogada do jovem, Chyntia Barcellos, informou ao G1 que espera o resultado do exame de corpo de delito feito nesta quinta-feira (7) para que a pol�cia possa intimar os suspeitos de terem cometido a agress�o. Ela fala que o espancamento causou revolta entre os colegas da faculdade. "Eles realizaram uma manifesta��o para pedir que os culpados fossem punidos", conta. A advogada entrou com um processo por les�o corporal e danos morais.

Medo
Desde o dia em que a agress�o ocorreu, o rapaz n�o vai as aulas, com medo de que as agress�es se repitam. "S� volto quando me sentir protegido", disse o jovem, que preferiu n�o mostrar as les�es que teria sofrido. O estudante tamb�m deixou temporariamente de morar no CEU e est� na casa de amigos, enquanto o caso n�o se resolve.

O rapaz disse que nunca havia passado por qualquer tipo de constrangimento ou preconceito pelo fato de ser homossexual. Segundo ele, a m�e, que mora na Bahia, e o pai, residente em Leopoldo de Bulh�es, cidade goiana a 56 km de Goi�nia, ficaram revoltados com o que aconteceu.

O estudante disse que os quatro portugueses deixaram o CEU na quarta-feira (6) e foram para um apartamento. O visto de estudo deles, segundo a v�tima, termina no pr�ximo dia 17.

Em nota, a UFG disse que j� avisou ao Instituto Polit�cnico de Bragan�a, em Portugal, onde os suspeitos estudam, sobre o caso. A universidade informou ainda que foi aberto um processo administrativo para apurar o caso, que tamb�m ser� investigado pela pol�cia.

Fonte: UFG
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir