Categoria Religião  Noticia Atualizada em 13-02-2013

Vítimas da violência são lembradas em Campanha da Fraternidade, no AM
Participantes utilizaram cruzes de madeira para representam jovens mortos. Campanha quer dar ênfase ao protagonismo juvenil na Igreja Católica.
Vítimas da violência são lembradas em Campanha da Fraternidade, no AM
Foto: g1.globo.com

O lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013 em Manaus foi marcado pela presença de mil cruzes de madeira representando os jovens mortos pela violência urbana em todo o Brasil. A celebração de abertura foi coordenada pela Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese da capital e iniciou às 9h30, desta quarta-feira (13), na Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja da Matriz), centro da cidade. A campanha é lançada em todo o Brasil na Quarta-feira de Cinzas e tem como tema "Fraternidade e Juventude" e lema "Eis-me aqui, envia-me".

Jovens de diferentes bairros compareceram à celebração que contou com dramatizações para ilustrar a reivindicação da juventude por oportunidades profissionais e o direito à moradia, saúde, segurança e infraestrutura. Com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, os olhos da comunidade católica internacional se voltaram para o Brasil.

De acordo com Edney Mendonça, coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus e membro da comissão organizadora da camapanha na capital, a ação tem a missão de elevar o protagonismo juvenil e proporcionar um ambiente propício para a criação de novos métodos de evangelização. "Queremos abrir os olhos para essa cultura de morte que vem abarcando nossos jovens. A campanha quer que os jovens sejam chamados a tomar decisões importantes e consultados quando houver mudanças na comunidade", ressaltou Mendonça.

A missa foi presidida pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, que deu ênfase á importância da juventude estar inserida nas atividades da igreja, trazendo alegria e inovando nas maneiras de evangelização. "Quando vejo essa cena", afirmou o arcebispo apontando para as cruzes de madeira seguradas pela assembleia, "lembro dos jovens que morreram em Santa Maria. Lembro também dos que são levados pela prostituição e pelo tráfico humano".

Dom Luiz aproveitou ainda para mandar um recado para a juventude de Manaus: "meu desejo é que essas mortes sejam transformadas em políticas públicas de proteção e apoio ao jovem brasileiro. Vocês, jovens, tem a missão de lutar por isso. Vamos fazer uma Campanha da Fraternidade bem feita porque a igreja precisa de vocês", ressaltou o arcebispo.

Entre os frutos da participação dos jovens no campo religioso está o Padre Orlando Barbosa, da Área Missionária da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Japiim I, também da Zona Sul. De acordo com ele, a Campanha da Fraternidade marca o começo de um momento de introspecção com os valores de caridade e solidariedade. "Minha vocação veio a partir de um trabalho da igreja com ênfase na juventude", ressaltou Pe. Orlando.

Para Leonardo Lima, 28, coordenador da PJ da Paróquia São Lázaro, no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul, o foco na juventude é uma resposta para aqueles que insistem em dizer que a Igreja Católica está ultrapassada. "É possível uma igreja participativa e renovada dentro das tradições e essa presença juvenil mostra a jovialidade da nossa igreja", afirmou. Cem grupos de Pastoral da Juventude atuam na Arquidiocese de Manaus.

Após a celebração, as mil cruzes de madeira foram atreladas ao gradil de entorno da Igreja da Matriz e devem continuar no local até o fim do ano. "Depois que a Quaresma passa, a campanha perde um pouco a força. Então, queremos recordar a todos as nossas lutas", ressaltou Edney Mendonça, da coordenação da CF.

Aliado ao início da Campanha da Fraternidade, tem início o período de Quaresma para a comunidade católica. Período que antecede à Páscoa, o momento se estende até a Quinta-feira Santa, no próximo dia 28 de março, e é quando a igreja orienta que sejam enfatizadas as práticas do jejum material e espiritual. A preparação ocorre para a Semana Santa quando há a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e Domingo de Ramos conforme o calendário litúgico.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir