Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2013

Após 3 meses em clínica, "mendigo gato" coleciona presentes de fãs
Rafael Nunes já recebeu até pedido de casamento de uma admiradora. Objetos chegam de várias partes do país, sempre vindos de mulheres.
Após 3 meses em clínica,
Foto: g1.globo.com

Ser famoso e, consequentemente, ter o reconhecimento do público sempre esteve entre os planos de Rafael Nunes, de 30 anos, que chegou a trabalhar como modelo entre os anos de 2003 e 2004. Porém, o que ele não imaginava é que isso aconteceria em meio à sua luta contra o vício nas drogas.

Aos 20 anos, o jovem - agora conhecido como "mendigo gato" - tinha contrato com uma importante agência de modelos do Paraná. Ele chegou a fazer campanhas de conceituadas lojas de departamento e teve a oportunidade de fazer ensaios fotográficos para os catálogos das marcas e desfilar pelo país. Porém, o consumo de maconha e, posteriormente, de crack, desviou o rapaz do sonho de ser um modelo famoso mundialmente.

Desde que iniciou um tratamento, em outubro do ano passado, em uma clínica para dependentes químicos localizada em Araçoiaba da Serra (SP), Rafael não tem sido procurado apenas pela imprensa. Fãs do "mendigo gato", que se comoveram com sua história de vida, também têm tentado contato com o rapaz.

De acordo com o diretor do Centro Terapêutico Araçoiaba, Valter Lattanzio, depois de 30 dias que Rafael estava na clínica, várias pessoas entraram em contato querendo conhecer o jovem pessoalmente. Muitos até chegaram a enviar presentes para ele, como roupas, tênis, cintos, objetos de decoração, chocolates e várias cartas.

Os presentes chegaram de várias partes do país, sempre vindos de remetentes do sexo feminino. Até as redes sociais da clínica têm sido usadas pelos fãs do "mendigo gato" para tentar qualquer tipo de contato com ele. A clínica informou que não autorizou visitas de desconhecidos e muitos dos presentes recebidos não foram entregues diretamente a Rafael.

"Optamos por não repassar as cartas para que ele não perca o foco no tratamento. A iniciativa das pessoas é muito bacana, várias pessoas entram em contato com a gente querendo saber do Rafael, mas tudo isso não corresponde à realidade dele dentro da clínica", explicou Lattanzio.

O diretor contou ainda que o ex-dependente, agora famoso, chegou até a receber pedido de casamento em uma das cartas. "Teve uma moça que enviou uma Bíblia para ele, com uma carta e uma foto do filho dela. Na carta, dizia para o Rafael já ir conhecendo seu filho, porque ele seria o padrasto da criança e que ainda iria ter um filho com ela quando eles se casassem." Já em outra carta, uma mulher escreveu ter se emocionado com a história de vida de Rafael e disse que gostaria que ele soubesse que uma amiga o espera do lado de fora da clínica.

"Mendigo gato": início de uma nova vida
Em entrevista exclusiva para o G1, Rafael Nunes contou que se sente lisonjeado com o carinho que tem recebido e que fica surpreso com a rapidez com que tudo aconteceu em sua vida. "Eu não imaginava que aquela foto que eu pedi para tirarem há quase 4 meses iria repercutir de tal maneira", confessa, aparentemente melhor e totalmente consciente de seus atos.

Rafael ainda destaca a importância da repercussão da foto para o tratamento, já que, antes de ser internado na clínica em Araçoiaba da Serra (SP), ele já havia passado por outros tratamentos, que não tiveram o mesmo resultado que agora. "Eu não tinha noção da minha realidade antes de tudo isso acontecer e, talvez por causa disso, o tratamento não funcionava".Para ele, hoje, após três meses de tratamento, ser reconhecido como ‘mendigo gato’ é algo "estranho".

Isso porque a rotulação remete a uma época de sua vida que não corresponde mais à atual realidade: quando usava drogas e vivia na rua. Mesmo assim, Rafael tem total noção que, apesar do que o futuro lhe guarda, será sempre lembrado dessa forma e vê isso com bons olhos, mas pretende também conquistar reconhecimento com seu próprio nome.

"Eu pretendo retomar a minha carreira de modelo e até mesmo voltar aos estudos, fazer uma faculdade na área de marketing ou de publicidade, quem sabe. Eu sei que eu gosto do meio artístico e quero trabalhar com isso. Quero estar perto das pessoas que amo, casar e até ter filhos", finaliza.

Quadro clínico
Após três meses de internação, Rafael está visivelmente melhor e até chegou a ganhar peso. Os últimos exames mostraram, segundo o direitor da clínica, que ele já recuperou suas percepções e vem se estabilizando com a realidade.

A primeira etapa do tratamento do rapaz, que é dividido em cinco partes, de acordo com a clínica, foi de adaptação e desintoxicação. Nesta fase, foram realizadas avaliações físicas e psícológicas, além de exames neurólogicos, que comprovaram que ele não teve nenhum tipo de comprometimento pelo uso prolongado das drogas.

Atualmente, Rafael iniciou a segunda etapa de seu tratamento. Ele, que já está participando mais ativamente do programa terapêutico, está sendo conscientizado sobre sua doença e a sua relação com as drogas. Bem como na primeira etapa, será feita uma desintoxicação, porém, desta vez, o foco do atendimento é a mente.

O tratamento na clínica de Araçoiaba da Serra só foi possível depois que a família do jovem procurou a direção da unidade. "A família nos procurou para tentar resolver os problemas que estavam acontecendo com ele, para ver se poderíamos ajudar. Nós entramos em contato com eles e nos disponibilizamos", afirma Lattanzio.

Com relação aos custos da internação, o diretor informou que Rafael não tem nenhum tipo de despesa com o tratamento. Isso porque a clinica destina 10% das vagas da unidade para pacientes que não têm condições financeiras. "A família do Rafael é muito humilde, o pai é cego, a mãe é dona de casa e são os irmãos dele que trabalham para ajudar a pagar as contas da casa".

Entenda o caso
O caso de Rafael Nunes ganhou grande repercussão após uma foto dele ser publicada em uma rede social, quando ele ainda morava nas ruas. De acordo com o relato da mulher que o fotografou e postou a foto em uma rede social, Rafael a viu com a máquina fotográfica e pediu para que tirasse uma foto dele, pois queria ficar famoso "na rádio".

Dias depois da publicação da foto, descobriu-se que Rafael era um ex-modelo que tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas do centro de Curitiba (PR) há um ano. A família, que não tinha notícias do jovem há tempos, se mobilizou para buscar um novo tratamento, e Rafael foi encaminhado à clínica de Araçoiaba.

Durante o período de internação, ele chegou a receber um convite para participar de um importante evento de moda no Rio de Janeiro, mas a família, junto com os profissionais da clínica, optaram em não aceitar a proposta, alegando que a exposição poderia prejudicar o tratamento.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir