Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 15-02-2013

Papa Bento XVI se encontra com padres e diz que vai viver em clausura
Em encontro com mais de mil padres que vivem em Roma, Bento XVI estava mais descontra�do, provocou choro e risos na plateia. Disse que vai ficar escondido do mundo, perto dos religiosos e presente atrav�s de ora��es.
Papa Bento XVI se encontra com padres e diz que vai viver em clausura
Foto: g1.globo.com

A Igreja Cat�lica come�a a revelar detalhes de como ser� a vida de Bento XVI depois de deixar de ser Papa. O Vaticano se debru�a sobre o direito can�nico para realizar esta transi��o rara de poder, que n�o acontece h� 600 anos.

Em cada apari��o, o Papa segue surpreendendo. Na quinta-feira (14), no encontro com os religiosos, mostrou lucidez, bom humor e o dom da orat�ria.

Uma oportunidade in�dita na era moderna: se despedir do Papa em vida. Desde o an�ncio da ren�ncia na �ltima segunda-feira, cada compromisso da agenda de Bento XVI se tornou uma comovente despedida.

Na quinta, o Papa se encontrou com mais de mil padres que vivem na capital italiana. Bento XVI estava mais descontra�do, provocou choro e risos na plateia.

O cardeal Agostino Vallini, vig�rio-geral de Roma, falou da confus�o de sentimentos que este Papa evoca: "Tristeza e respeito, admira��o e saudades".

Bento XVI disse que vai ficar escondido do mundo, mas perto dos religiosos e muito presente atrav�s de ora��es. O Papa tamb�m defendeu uma renova��o verdadeira da Igreja.

Com a experi�ncia de quem participou do Concilio Vaticano II, a reuni�o de bispos, na d�cada de 60, ele disse que o trabalho n�o est� completo. A conversa com os padres revelou um Bento XVI mais pr�ximo, como se o peso do cargo j� estivesse se afastando dele.

O porta-voz, padre Federico Lombardi, informou tamb�m que o secret�rio particular de Bento XVI, padre Georg, recentemente consagrado bispo, vai acompanhar o Papa na vida de clausura. E que o Vaticano vai continuar respons�vel pela seguran�a de Joseph Ratzinger.

Como ser� a vida do Papa depois que deixar o pontificado � uma quest�o que levanta muitas d�vidas nos fieis. Tamb�m na Igreja, que tenta resolv�-las consultando a Constitui��o Apost�lica.

S�o muitas as indaga��es, at� o tipo de roupa que ele pode vestir: branca, cor dos papas; vermelha, dos cardeais; ou preta, dos padres.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir