Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-02-2013

Coreia do Norte tem grande ato para festejar teste nuclear
Imprensa estatal relatou participa��o de mais de 100 mil pessoas. Pa�s fez terceiro teste nuclear nesta semana.
Coreia do Norte tem grande ato para festejar teste nuclear
Foto: g1.globo.com

Mais de 100.000 militares e civis participaram de um grande ato em Pyongyang para celebrar o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte e saudar a "inigual�ve" coragem de seu l�der Kim Jong-Un, indicou nesta sexta-feira (15) a imprensa estatal.

Participaram do ato realizado na quinta na Pra�a Kim Il-Sung autoridades do partido e militares, assim como policiais, trabalhadores e estudantes, indicou a ag�ncia oficial KCNA.

V�rios oradores discursaram durante o ato, elogiando o teste nuclear, resultado da "extraordin�ria decis�o e da inigual�vel coragem do querido e respeitado Kim Jong-Un", indicou a KCNA.

O jovem l�der, que sucedeu no poder seu pai Kim Jong-Il em dezembro de 2011, n�o assistiu ao ato.

Esse foi o terceiro teste nuclear da Coreia do Norte ap�s as detona��es efetuadas em 2006 e 2009, e os dados s�smicos obtidos indicam que foi significativamente mais forte do que os anteriores.

"Serviu como uma fulminante demonstra��o do poder de uma pot�ncia cient�fica e tecnol�gica e de uma pot�ncia militar capaz de efetuar qualquer ataque", indicou a KCNA.
A Coreia do Norte indicou que o teste - amplamente condenado pela comunidade internacional - foi uma repres�lia direta �s san��es da ONU impostas a Pyongyang ap�s o lan�amento de um foguete de longo alcance em dezembro passado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir