Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-02-2013

Pistorius chora ao ser acusado em tribunal por morte da namorada
O velocista sul-africano biamputado Oscar Pistorius chorou, nesta sexta-feira, ao ser formalmente acusado no tribunal de assassinar a namorada dentro da casa de luxo onde ele mora, em Pret�ria.
Pistorius chora ao ser acusado em tribunal por morte da namorada
Foto: visao.sapo.pt

O astro ol�mpico e paral�mpico, de 26 anos, manteve-se de cabe�a baixa diante do juiz Desmond Nair, e come�ou a solu�ar ao ouvir as acusa��es, escondendo o rosto com as m�os. "Calma", lhe disse Nair. "Venha se sentar".

Promotores informaram ao tribunal, em Pret�ria, que v�o apontar crime premeditado na morte da modelo Reeva Steenkamp, de 30 anos.

Pistorius, que corre sobre pr�teses curvas, � reverenciado na �frica do Sul como um exemplo de supera��o. No ano passado, ele se tornou o primeiro atleta biamputado a disputar uma competi��o ol�mpica de atletismo, chegando � semifinal na prova dos 400 metros.

Steenkamp, tamb�m uma celebridade na �frica do sul, foi achada morta na luxuosa casa de Pistorius em um condom�nio fechado e fortemente vigiado na periferia norte da capital sul-africana, segundo a pol�cia.

O jornal Beeld disse que ela levou quatro tiros -- na cabe�a, no peito, na p�lvis e numa m�o.

"Os seguran�as acharam Pistorius ao lado do corpo de Steenkamp, no banheiro", disse o jornal em seu site, citando relato de um vizinho. "A porta tinha buracos de balas."

Os primeiros relatos do incidente davam conta de que o atleta poderia ter confundido a namorada com um ladr�o, mas a pol�cia disse ter apurado que vizinhos ouviram ru�dos antes dos tiros, e que havia um hist�rico de incidentes "dom�sticos" na resid�ncia. A pol�cia disse ter apreendido uma pistola 9 mil�metros na casa.

Durante a audi�ncia na corte, Pistorius n�o disse nada. Seu pai, Henke, e seu irm�o, Carl, ficaram sentados imediatamente atr�s dele no plen�rio lotado, e ocasionalmente se inclinavam para lhe dar um tapinha nas costas.

A m�e de Pistorius morreu em 2002, quando ele tinha 15 anos -- uma trag�dia que ele disse t�-lo induzido a se dedicar integralmente ao esporte. Pistorius nasceu sem um osso nas duas pernas, que foram amputadas acima dos joelhos.

O atleta continuar� detido, e uma nova audi�ncia foi marcada para o dia 19. "Ele est� bem, mas est� muito emotivo", disse seu advogado, Kenny Oldwage, a uma TV local.

FIM DE UMA LENDA

O crime teve grande destaque nos jornais sul-africanos, relegando o discurso do Estado da Uni�o proferido pelo presidente do pa�s, Jacob Zuma, a um distante segundo plano.

A cobertura midi�tica reflete a perplexidade do pa�s diante da queda de uma lenda esportiva com a rara capacidade de unir os sul-africanos de todas as ra�as. "O menino de ouro perde o brilho", disse o jornal Sowetan em sua manchete.

Ouvintes de programas matinais de r�dio tamb�m manifestaram por telefone seu pesar pela morte de Steenkamp, que nesta semana iria a uma escola de Johanesburgo falar sobre a viol�ncia contra as mulheres.

O canal a cabo M-Net imediatamente tirou do ar an�ncios em que Pistorius aparecia, mas a maioria dos seus patrocinadores, como a Nike, disse que s� vai tomar decis�es a respeito dele depois do fim da investiga��o policial.

Estima-se que Pistorius receba 2 milh�es de d�lares por ano de patrocinadores como a empresa brit�nica de telefonia BT, a f�brica de �culos de sol Oakley e o estilista franc�s Thierry Mugler.

Nos arredores da casa dele, o ambiente tamb�m era de choque.

"Alguns de n�s fomos �s l�grimas", disse Precious, funcion�ria de um posto onde ele costumava abastecer sua luxuosa McLaren, dando aut�grafos e pagando miudezas para clientes da loja de conveni�ncia.

"Ele era t�o gentil com todo mundo", comentou Precious, que n�o revelou o sobrenome.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir