Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 18-02-2013

Cientistas encontram fragmentos do meteorito que caiu nos Urais
Cientistas russos afirmaram nesta segunda-feira que encontraram fragmentos do meteorito que explodiu na sexta-feira quando caiu sobre a regi�o dos Urais, criando uma onda de choque que feriu 1.200 pessoas e provocou muitos danos materiais.
Cientistas encontram fragmentos do meteorito que caiu nos Urais
Foto: www.ebc.com.br

O meteorito caiu na sexta-feira perto da cidade de Cheliabinsk, no centro da R�ssia, com uma for�a avaliada pelos especialistas como 30 vezes superior a da bomba at�mica lan�ada pelos Estados Unidos sobre a cidade japonesa de Hiroshima ao final da Segunda Guerra Mundial.

O meteorito explodiu v�rias dezenas de quil�metros acima da superf�cie terrestre, mas os fragmentos da explos�o atingiram esta regi�o industrial russa.

O minist�rio de Situa��es de Emerg�ncia informou no domingo que os funcion�rios que trabalharam em um lago congelado, onde ao que tudo indicava haviam ca�do fragmentos, n�o conseguiram encontrar nada na busca inicial.

Mas cientistas da Universidade dos Urais anunciaram nesta segunda-feira que encontraram quase 50 fragmentos perto do lago Chebarkul.

"Os membros da expedi��o deslocada para buscar o meteorito enviaram a Ekaterinburgo alguns fragmentos encontrados", informa um comunicado.

"Segundo o chefe da expedi��o, o membro da Academia de Ci�cias Viktor Grokhovsky, o meteorito pertence � categoria dos condritos", termo que designa um tipo de meteorito rochoso, segundo a Universidade.

Os fragmentos encontrados cont�m uma propor��o de 10% de ferro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir