Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2013

Jovens esperam "sucessor 2.0" após Bento XVI abrir portas no Twitter
Em seus oito anos de papado, Bento XVI criou uma conta no Twitter, coordenou a abertura páginas da Santa Sé no YouTube e no Facebook e autorizou a criação de um site feito para o catecismo da juventude, o YouCat.
Jovens esperam
Foto: noticias.terra.com.br

A iniciativa da Igreja Católica em entrar nas mídias sociais é bem vista por jovens brasileiros ouvidos pela BBC Brasil, que veem esses sites como novos e confiáveis meios para se informar sobre o Papa e a religião. Mas, em geral, eles acreditam que faltam à faceta online da Igreja Católica conceitos básicos da chamada web 2.0, ou seja, mais espaço para interação e participação dos usuários.

Porque se, de um lado, a Santa Sé marca presença em diferentes mídias sociais, por outro, há um cenário em que o canal do YouTube do Vaticano modera os comentários (e aparentemente não aprova nenhum), no Flickr também não se pode comentar as fotos e o Papa não segue ninguém mais no Twitter, posta a cada três ou quatro dias e não responde as menções a ele.

"Com as mídias sociais, a Igreja consegue atingir os jovens com credibilidade e com uma linguagem mais simples e direta. E isso é ótimo", afirma Pitter di Laura Daltro Xavier, 30 anos, missionário católico e vocalista da banda religiosa Conexa. "Mas acho que seria preciso ter, por exemplo, mais constância nas atualizações e fazer as postagens de maneira mais atraente."

Mais tuítes
Sempre ligada no Facebook e no Twitter, Gabriela Lima Pereira, 13 anos, acha importante a presença online da Igreja para informar os jovens que não veem muito jornal ou TV, mas também não está totalmente satisfeita. "Acho que seria legal se o Papa tuitasse mais", diz a adolescente, que faz catequese de sábado e costuma ir à missa aos domingos.

Para o missionário Pitter, ajustes como esse serão feitos em breve, já que a presença online da Igreja é nova e ainda está amadurecendo: "É inevitável que a equipe que cuida do Twitter do papa perceba que com atualizações mais constantes, as pessoas vão acessar mais e a conta vai crescer."

Mas para o pesquisador Moisés Sbardelotto, autor do livro E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet, as falhas do Vaticano online não parecem que serão resolvidas a curto prazo.

Ele acredita que as mídias sociais trouxeram uma mudança de imagem para o Papa e a Igreja, mas não de estrutura: "Elas tornam a instituição mais antenada com os jovens, mas faz isso apenas nesse âmbito que é o mais fácil, onde em poucos cliques se abre uma conta no Twitter. Nada mudou em relação às questões mais difíceis, como uma real aproximação com os jovens", diz o autor, em referência a uma disposição maior da instituição em ouvir a juventude, tanto online como presencialmente.

Para Sbardelotto, a falta de desenvoltura nas redes sociais reforça a visão que muitos têm da Igreja, de uma instituição com pouco espaço para opiniões de fora e que é vista pela sociedade como retrógrada.

Para reverter esse cenário e se aproximar mais dos jovens, ele aposta no próximo Papa. "O primeiro passo seria justamente ouvir mais e falar menos. A igreja não oferece âmbitos para que os jovens possam ser ouvidos de verdade."

Já a chilena Camila Jara Aparício, secretária-geral do Movimento Internacional de Estudantes Católicos, reconhece que o uso das mídias sociais é um desafio para a Igreja e que "mudança nunca é um processo fácil", mas acha que a igreja "sempre se adaptou".​"É difícil chegar aos jovens hoje em dia, você tem que usar os meios com os quais os jovens são familiarizados", disse ela à BBC Brasil. É um desafio manter sites atualizados - e manter o interesse dos jovens."

"É bem mais fácil capturar a atenção dos jovens no Twitter, Facebook e em outras mídias sociais. No começo, não foi fácil aceitar que a mensagem é um pouco mais superficial, mas não podemos negar o fato de que pessoas jovens preferem usar essas redes".

Mais atenção aos jovens
Ativo em várias atividades de sua paróquia, o carioca Thomaz Pogili, 21 anos, também tem grandes expectativas em relação à atuação do novo papa no que diz respeito à juventude.

"Espero que ele reveja alguns conceitos da Igreja e apoie os padres que realmente aproximam a Igreja dos fiéis", diz o jovem, que foi abençoado pelo papa Bento XVI em pessoa, durante a Jornada da Juventude do ano passado, em Madri. "Porque a Igreja é feita por todos e por isso os padres precisam ouvir e estudar suas comunidades. Ver o que o povo precisa e não apenas impôr seus dogmas."

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir