Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-02-2013

‘Queremos respostas’, diz mãe de namorada de Oscar Pistorius
Reeva Steenkamp foi morta com quarto tiros na casa do corredor. Atleta foi preso e acusado pela morte da modelo.
‘Queremos respostas’, diz mãe de namorada de Oscar Pistorius
Foto: g1.globo.com

A família da modelo Reeva Steenkamp, que morreu na semana passada após ser atingida por tiros disparados por seu namorado, o atleta paraolímpico Oscar Pistoriusx, disse em entrevista ao jornal sul-africano "Times Live" que tudo o que quer são respostas.

O funeral da jovem será realizado nesta terça-feira (19), mesmo dia em que Pistorius participará de uma audiência para definir se ele terá direito ou não a fiança. Ele está preso desde quinta-feira (14) pelo crime.

"Ela ainda tinha muito para dar e tudo isso foi embora agora. Em um piscar de olhos ou uma respiração, a pessoa mais bela que já viveu não está mais aqui", afirmou June Steenkamp, mãe da modelo de 29 anos. "Tudo o que temos agora é essa horrível morte para lidar. Tudo o que queremos são respostas. Respostas para por que isso teve que acontecer, por que nossa linda filha teve que morrer assim."

A entrevista dada por telefone ao jornal foi a primeira declaração da mãe de Reeva após o crime. "Ela tinha muito orgulho de ser sul-africana. Ela amava esse país e todas as suas pessoas. Era o único lugar que ela podia chamar de casa", disse June.

O pai da modelo, Barry, disse ao jornal inglês "Daily Mail" que estava se esforçando para "achar alguma razão para isso ter acontecido". A família deve divulgar um comunicado após o funeral de Reeva.

"Estamos tentando não pensar na audiência de Oscar. Não assistimos TV nem ouvimos rádio. Nós não queremos pensar nisso. Queremos apagar tudo e focar no que está acontecendo agora", afirmou o pai, que disse que qualquer seja o resultado na corte, não trará sua filha de volta.

"A questão não é o resultado. Queremos saber se ele tinha intenção. Estamos confiantes de que a justiça seguirá seu curso."

Acidente
Pistorius quase atirou em um amigo em um "acidente estranho" em um restaurante de Johannesburgo, um mês antes dos tiros que mataram a modelo Reeva Steenkamp, informa imprensa sul-africana nesta segunda-feira (18).

Pistorius estava com a pistola de um amigo quando atirou acidentalmente, informou ao jornal "Beeld" seu amigo Kevin Lerena.

"Tomei um grande susto porque a bala atingiu o chão a poucos centímetros do me pé", disse Lerena, um boxeador profissional.

O incidente do restaurante "foi apenas um acidente estranho", insistiu Lerena.
"O revólver pertencia a um de seus amigos... queria dar uma olhada", completou.
"Por alguma razão agarrou na calça, a trava soltou e tiro saiu. Não se pode dizer que foi negligência. Dias depois ele continuava pedindo desculpas", afirmou.

Pistorius foi acusado de matar a namorada em sua casa de Pretória. O tribunal decidirá nesta terça-feira (19) se ele será liberado sob fiança.

A polícia descartou a tese de que Pistorius, de 26 anos, teria confundido a namorada com um ladrão. A promotoria quer que ele responda por crime premeditado.

Reality show
Classificada como um tributo a "uma mulher inteligente, bonita e surpreendente", a exibição de um reality show caribenho com a namorada do atleta paralímpico Oscar Pistorius dois dias depois de ela ser morta a tiros incomodou alguns sul-africanos.

Em particular, os ativistas dos direitos das mulheres criticaram um clipe editado no início da noite de sábado (16) do "Tropika Island of Treasure", no qual a modelo graduada em direito fala sobre sua "saída".

"Eu acho que a maneira que você sai, não apenas sua jornada na vida, mas a maneira que você sai e faz a sua saída é muito importante", diz ela, inclinando-se contra uma palmeira em uma entrevista pré-gravada no programa passado na Jamaica.

No final da homenagem, provavelmente gravada quando ela foi eliminada do programa, ela joga beijos para a câmera e diz: "Vou sentir muita falta de todos vocês. Eu os amo muito, muito mesmo.".

Violência contra a mulher
A queda de Pistorius, o primeiro biamputado a correr nas Olimpíadas, chocou a África do Sul, onde muitos o viam como um raro exemplo de herói que transcendeu as divisões raciais que persistem na "Nação Arco-Íris" de Nelson Mandela.

Mas o assassinato de Steenkamp mais uma vez colocou um holofote sobre os níveis assustadoramente altos da África do Sul de violência contra as mulheres.

O país ainda se recupera do assassinato este mês de Anene Booysen, de 17 anos, que foi estuprada, mutilada e deixada para morrer em um canteiro de obras.

A Liga das Mulheres do Congresso Nacional Africano pediu aos tribunais para negar fiança para Pistorius para mostrar que o governo está falando sério sobre o fim da violência baseada no gênero.

Pistorius está detido em uma delegacia de polícia de Pretória até sua audiência de fiança recomeçar na terça-feira. Sua família disse no sábado que Pistorius estava entorpecido com a dor e choque, e um pastor que o visitou no domingo disse que ele ainda estava perturbado.


Reeva Steenkamp em foto de divulgação de reality show (Foto: AP)



Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp, que seria sua namorada, em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 4 de novembro de 2012 (Foto: AP)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir