Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2013

Jornal: queda de meteorito impulsiona projetos para monitorar asteroides
A queda do meteorito que deixou cerca de mil pessoas feridas na R�ssia na �ltima sexta-feira deve impulsionar projetos oficiais destinados a refor�ar a defesa do planeta contra a aproxima��o de objetos celestes.
Jornal: queda de meteorito impulsiona projetos para monitorar asteroides
Foto: noticias.terra.com.br

Governos, institui��es cient�ficas, funda��es e empresas est�o intensificando os esfor�os para detectar, rastrear e monitorar asteroides e demais objetos espaciais que ameacem a Terra. Al�m do interesse pela defesa do planeta, tamb�m h� fins comerciais envolvidos nas iniciativas. As informa��es s�o do jornal O Globo.​

O primeiro sat�lite destinado exclusivamente a buscar esses corpos celestes ser� lan�ado na pr�xima segunda-feira pela Ag�ncia Espacial do Canad�. O NEOSSat (sat�lite de monitoramento de objetos pr�ximos da Terra, na sigla em ingl�s) vai observar o c�u em uma regi�o de dif�cil alcance por telesc�pios no mundo. J� nos Estados Unidos, um grupo de milion�rios investiu milh�es de d�lares na funda��o B612 e pretende lan�ar nesta d�cada um telesc�pio espacial destinado a procurar asteroides com mais de 140 metros de di�metro que passem pela Terra - uma dimens�o bem maior do que tinha o meteoro que se fragmentou ao cair na R�ssia, por�m bem mais espec�fica do que o foco das ag�ncias espaciais atualmente, que est�o em busca por objetos com mais de um quil�metro de di�metro.

Queda de meteorito na R�ssia
Um meteorito caiu na sexta-feira em uma zona povoada da regi�o russa dos Urais, onde deixou pelo menos 950 feridos e causou p�nico entre a popula��o. A princ�pio, os moradores pensaram se tratar de uma chuva de meteoritos, o que foi negado pela ag�ncia espacial russa, Roscomos. "� um corpo celeste, um meteorito, que se movimentava a uma velocidade de 30 quil�metros por segundo a uma trajet�ria baixa", informou a ag�ncia.

Alguns cientistas relacionaram a queda com o asteroide denominado 2012 DA14, que passou, tamb�m na sexta, a apenas 27 mil quil�metros da Terra, a maior aproxima��o registrada de um objeto c�smico perigoso ao nosso planeta. No entanto, a Ag�ncia Espacial Europeia (ESA, na sigla em ingl�s) negou qualquer rela��o entre os dois eventos.

O meteorito caiu a cerca de 80 quil�metros da cidade de Satka, por volta das 9h20 local (1h20, hor�rio de Bras�lia), mas a onda expansiva afetou v�rias regi�es adjacentes e at� � vizinha rep�blica centro-asi�tica do Cazaquist�o. A queda do objeto provocou explos�es sucessivas, destruindo vidra�as, derrubando paredes e causando p�nico entre os moradores. Segundo o Minist�rio da Sa�de, pelo menos duas pessoas estariam internadas em estado grave e outras 22 apresentaram diversos traumas.

Tamb�m na sexta, moradores da cidade de Rodas, prov�ncia de Cienfuegos, em Cuba, disseram ter presenciado a queda e explos�o de um corpo celeste na noite de quarta-feira. Segundo informa��es de uma emissora local, os cubanos afirmam que o corpo celeste explodiu no c�u, provocando uma luz intensa e fazendo as casas do munic�pio tremerem. O feixe de luz teria o tamanho de um �nibus. J� no s�bado, uma bola de fogo foi vista na madrugada (pelo hor�rio de Bras�lia) no c�u da ba�a de S�o Francisco, no litoral da Calif�rnia, na costa oeste dos Estados Unidos.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir