Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-02-2013

No AM, programa de distribuição de remédios beneficia 55 mil pessoas
Remédios são voltados para tratamento da diabetes, hipertensão e asma. Estado conta com 58 farmácias conveniadas ao programa de saúde.
No AM, programa de distribuição de remédios beneficia 55 mil pessoas
Foto: g1.globo.com

Voltado para a distribuição gratuita de 14 medicamentos para diabetes, hipertensão e asma no Brasil, o programa "Saúde Não Tem Preço" beneficiou 55.644 pessoas no Amazonas desde 2011. Os dados são do Ministério da Saúde e, segundo o órgão, o Estado conta com 58 farmácias da rede própria e drogarias conveniadas ao programa.

Pelo cálculos do Ministério, a taxa mensal de pessoas com hipertensão e diabetes atendidas no Farmácia Popular ampliou 96.80% no estado, entre janeiro de 2011 e o mesmo mês em 2013. No caso dos medicamentos para asma, 378 pessoas foram beneficiadas em oito meses de gratuidade no Amazonas. O número de pessoas atendidas com esses medicamentos aumentou 680%, entre maio de 2012 e janeiro deste ano.

"O programa Farmácia Popular ampliou substancialmente o acesso da população aos medicamentos que tratam as doenças mais prevalentes no Brasil", ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Com a gratuidade do Saúde Não Tem Preço, popularizamos ainda mais essa estratégia". Segundo o ministro, um dos principais impactos da medida é a estabilização de internações por diabetes no país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir