Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2013

Manifestantes impedem exibição de filme que Yoani Sánchez participa
Em uma sala reservada, ela disse não se incomodar com o que ouviu dos manifestantes e que considerou o protesto um ato democrático.
Manifestantes impedem exibição de filme que Yoani Sánchez participa
Foto: g1.globo.com

Depois da chegada da dissidente cubana Yoani Sánchez, manifestantes a favor do regime dos irmãos Castro impediram a exibição do filme em que ela é uma das principais entrevistadas e critica a falta de liberdade em Cuba.

Yoani Sánches chegou acompanhada de amigos e do senador Eduardo Suplicy. Um grupo de manifestantes favorável ao regime cubano já esperava por ela houve muitos protestos.

A blogueira cubana deveria assistir a um documentário sobre a violação dos direitos humanos e a falta de liberdade de expressão. No filme, ela é uma das principais entrevistadas, mas a exibição do material produzido pelo cineasta baiano Dado Galvão acabou sendo suspensa.

"As pessoas que resolveram protestar estavam com os ânimos exaltados, era muito complicado, não tinha condições de a gente exibir o filme", afirma o cineasta.

Em uma sala reservada, ela disse não se incomodar com o que ouviu dos manifestantes e que considerou o protesto um ato democrático. No auditório houve discussões acaloradas entre o senador e os manifestantes.

Yoani Sánches ficou conhecida em todo o mundo graças ao blog com críticas ao governo dos irmãos Castro. As opiniões dela são traduzidas para 15 países.

Esta é a primeira vez que a blogueira sai de Cuba depois de seis anos à espera de um visto. A viagem só foi possível depois da reforma migratória implantada em Cuba em janeiro deste ano.

Para Cuba, a blogueira só retorna na última semana de maio, depois de visitar ao todo dez países. A dissidente disse não ter medo de retornar ao seu país de origem e ressaltou que o governo cubano é como um pai autoritário, que castiga a criança que se comporta mal.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir