Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-02-2013

Sindicato denuncia estrutura precária do DPJ de Vila Velha
Teto do Departamento de Polícia Judiciária do município está caindo. Polícia Civil afirma que reforma deve começar segunda-feira.
Sindicato denuncia estrutura precária do DPJ de Vila Velha
Foto: g1.globo.com

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Espírito Santo divulgou imagens das condições precárias do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha, nesta terça-feira (19) e vai formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público estadual. A antiga carceragem está desativada há dois anos e, hoje, o local acumula entulho e lixo. O chefe da Superintendência da Polícia Civil, Danilo Bahiense, afirmou que na segunda-feira (25) vai começar uma reforma provisória no DPJ e o atendimento à população vai mudar para o prédio ao lado. A reforma geral do local deve começar em março.

O teto de gesso da sala onde os policiais fazem as refeições está caindo e o piso também está danificado, faltando alguns pedaços. Nos banheiros a situacão também é critica: o piso está quebrado e os equipamentos de higiene estão velhos. A sala destinada ao descanso dos policiais de plantão está amontoada com cadeiras e objetos velhos, o local também não possui nenhum tipo de ventilação e iluminação.

"Tem dois anos que a situação continua do mesmo jeito, os presos saíram daqui de dentro e até o hoje a unidade não foi adequada para receber bem a população e os policiais de plantão", afirma o presidente do sindicato, Júnior Fialho.

E o que já parece complicado fica ainda pior para a população que é atendida no mesmo local em que ficam os presos: o banco da recepção não existe mais e até a antiga grade da porta de entrada, que garantia um pouco de segurança, foi retirada. "Final de semana, às vezes, tem 16 presos na unidade e os policiais são obrigados a ficar segurando os presos na escopeta, se algum deles tentar fugir pode até acontecer uma tragédia", diz Fialho.

Do lado de fora do DPJ, materias apreendidos ficam empilhados e, muitos deles, expostos ao sol e à chuva. Até um sofá velho foi deixado no local. Uma equipe do ESTV esteve no DPJ na manhã desta terca-feira (19) e foi impedida de entrar no local por policiais, sob alegação de que a Superintendência da Polícia Civil proibiu a entrada da imprensa na unidade.

"O sindicato após ter tomado ciência dessa informação vai fazer uma denuncia ao Ministério Público e esperamos que tome alguma providência. A imprensa é a garantia de que tanto os policiais quanto os presos vão ter os direitos garantidos ali dentro", ressalta o presidente do sindicato.

O chefe da Superintendência da PC, Danilo Bahiense, negou que o órgão tenha dado ordens de proibir a entrada da imprensa no DPJ de Vila Velha.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir