Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-02-2013

Deputado aciona PF para tentar localizar tablet furtado em aeroporto
G1 procurou PF e TAM, que ainda n�o se posicionaram sobre o epis�dio. Passageiros que iam de SP a Bras�lia tiveram de abrir bolsas e malas.
Deputado aciona PF para tentar localizar tablet furtado em aeroporto
Foto: g1.globo.com

Ex-delegado da Pol�cia Federal (PF), o deputado federal Prot�genes Queiroz (PCdoB-SP) acionou nesta ter�a-feira (19) antigos colegas da corpora��o para tentar localizar um tablet do modelo Ipad que foi furtado dele no aeroporto de Congonhas, em S�o Paulo.

Ao desembarcarem em Bras�lia, segundo o deputado, os agentes federais pediram que passageiros do voo da TAM abrissem bolsas e malas para mostrar que n�o portavam o equipamento eletr�nico.

O G1 procurou a assessoria de imprensa da Pol�cia Federal para consultar se � um procedimento de rotina policiais federais revistarem passageiros de companhias a�reas para tentar localizar objetos furtados em aeroportos. O G1 tamb�m procurou a TAM, mas nem a PF e nem a companhia se manifestaram at� a �ltima atualiza��o desta reportagem.

O parlamentar do PC do B afirmou ao G1 que esqueceu seu tablet no port�o de embarque da TAM antes de ingressar na aeronave que o trouxe para Bras�lia na manh� desta ter�a. Quando se deu conta de que havia esquecido o dispositivo eletr�nico, relatou Prot�genes, ele retornou ao local. Ent�o, percebeu que o equipamento n�o estava mais l�.

Prot�genes contou que, imediatamente, se dirigiu ao balc�o de informa��es da companhia a�rea para informar sobre a perda do tablet. Como o aparelho n�o havia sido entregue aos funcion�rios da empresa, ele procurou o setor de achados e perdidos e os funcion�rios da limpeza, por�m, n�o conseguiu localizar seu Ipad.

Antes de embarcar para Bras�lia, o deputado acionou antigos colegas da PF que atuam no aeroporto de Congonhas para tentar encontrar o dispositivo. Durante o voo, os agentes federais informaram ao comandante da aeronave de que o sistema de rastreamento do Ipad havia apontado que o equipamento estava dentro do avi�o.

De acordo com Prot�genes, o comandante da TAM, "de forma educada", perguntou aos passageiros se ningu�m havia encontrado um Ipad no aeroporto.

"Ent�o, o comandante advertiu que ter�amos de sofrer uma revista da Pol�cia Federal porque algu�m estava com um Ipad que n�o lhe pertencia", relatou o deputado ao G1.

Diante da situa��o inusitada, alguns passageiros teriam ficado incomodados com a poss�vel revista policial. Outros, ressaltou Prot�genes, ao reconhec�-lo manifestaram apoio � iniciativa de que a PF procurasse o equipamento entre pertences pessoais.

Ao pousarem em Bras�lia, informou o parlamentar paulista, uma equipe de agentes da PF j� estava posicionada na �rea de desembarque � espera dos passageiros. Prot�genes, no entanto, assegura que os policiais federais optaram por n�o fazer uma revista nas bagagens dos passageiros.

"A Pol�cia Federal de Bras�lia fez um procedimento normal e n�o encontrou o Ipad. N�o houve busca pessoal", assegurou o deputado.

Prot�genes procurou o posto policial da Pol�cia Federal no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek para registrar um boletim de ocorr�ncia. Conforme o parlamentar, com o aux�lio das imagens do sistema de seguran�a do aeroporto de S�o Paulo, os policiais conseguiram identificar o momento em que o aparelho foi furtado.

At� a publica��o desta reportagem, a PF ainda n�o havia identificado o nome do passageiro que pegou o tablet. Os agentes federais pretendem checar os dados de embarque dos passageiros para a confirmar a identidade do autor do furto. Para n�o atrapalhar as investiga��es, o parlamentar foi orientado pela PF a n�o revelar detalhes sobre a identidade da pessoa que pegou seu Ipad.

"Tenho certeza de quem fez isso apenas pegou o Ipad emprestado. Se ele quiser, pode devolver no meu gabinete", ironizou Prot�genes.

Relato de passageiro
Um passageiro que estava no avi�o ouvido pelo G1 contou que, ap�s o pouso em Bras�lia, uma comiss�ria da empresa a�rea anunciou que todos a bordo teriam de esperar para descer da aeronave. Em seguida, relatou, agentes da PF entraram no avi�o avisando que os passageiros passariam por revista no raio-x devido a um objeto desaparecido, sem dar maiores explica��es.

Os passageiros ficaram cerca de meia hora dentro do avi�o esperando pelos �nibus. Cerca de 15 pessoas j� haviam desembarcado, mas foram levadas de volta ao raio-x junto com os outros, contou o passageiro.

Segundo o relato, houve muita reclama��o por parte dos demais passageiros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir