Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-02-2013

Berlusconi envia pelo correio promessa de restituir impostos
O ex-premi� Silvio Berlusconi irritou seus advers�rios pol�ticos ao enviar cartas a milh�es de italianos prometendo a restitui��o dos impostos pagos em 2012, numa �ltima cartada antes da elei��o do pr�ximo fim de semana.
Berlusconi envia pelo correio promessa de restituir impostos
Foto: noticias.terra.com.br

Os envelopes tinham apar�ncia de comunica��o oficial, com os dizeres: "Aviso importante: restitui��o do IMU 2012", numa refer�ncia ao impopular imposto imobili�rio criado pelo governo tecnocrata do primeiro-ministro Mario Monti.

"A restitui��o ser� disponibilizada por meio de uma transfer�ncia para a sua conta banc�ria, ou pessoalmente a voc� no balc�o da ag�ncia dos correios", diz a carta.

Pier Luigi Bersani, l�der da coaliz�o centro-esquerdista que lidera as �ltimas pesquisas, chamou a carta de "golpe". "Esse � um jeito de fazer campanha que simplesmente n�o posso aceitar. � hora de sermos s�rios", disse.

O ex-promotor Antonio Ingroia, que comanda um pequeno grupo de centro-esquerda, foi ainda mais incisivo. "Com a carta enviada aos italianos prometendo dinheiro em troca de votos, Berlusconi cometeu um crime, possivelmente dois", escreveu ele em seu site, defendendo a abertura de um processo contra o pol�tico de centro-direita, que deixou o cargo de premi� em 2011, no auge da crise financeira no pa�s, e busca agora voltar � chefia de governo.

Berlusconi cresceu nas pesquisas a partir do come�o do ano, e desde o in�cio de fevereiro vem prometendo insistentemente restituir o imposto pago. Ele j� havia adotado uma estrat�gia semelhante em 2008, com sucesso.

O IMU � uma das mais impopulares medidas adotadas por Monti para equilibrar as contas p�blicas italianas. Mas, segundo pesquisa do instituto Demopolis no come�o de fevereiro, 51 por cento dos italianos duvidam que Berlusconi ir� mesmo restituir a quantia paga. S� 15 por cento acreditam nisso.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir