Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2013

Gillette vai parar no Conar por suposto "preconceito contra peludos"
Campanha com Psy e Sabrina incentiva a depila��o corporal masculina. Empresa diz que novas etapas da campanha estar�o no ar em breve.
Gillette vai parar no Conar por suposto
Foto: g1.globo.com

A campanha feita pela Gillete para incentivar a depila��o do peitoral masculino, com participa��es de Psy, Sabrina Sato e as g�meas Bia e Branca Peres, foi parar no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamenta��o Publicit�ria), ap�s ser alvo de cr�ticas de consumidores.

O Conar informou que foi aberto nesta ter�a-feira (19) um processo para avaliar as den�ncias contra a propaganda veiculada pela Gillette nas redes sociais. O �rg�o informou ter recebido nos �ltimos dias 15 reclama��es � 14 de homens e 1 de mulher, que consideraram a propaganda preconceituosa.

Nas mensagens encaminhadas ao Conar, os consumidores classificam a propaganda como "preconceito contra os peludos" e afirmam que o filme "tacha" o grupo de homens com pelos no peito como "nojentos". Em uma das reclama��es, o consumidor lembra que numa propaganda anterior a empresa j� havia se referido aos homens peludos como "homem das cavernas".

Nesta ter�a-feira, a propaganda n�o estava mais dispon�vel no canal da Gillette no YouTube e na p�gina da marca no Facebook.

Procurada pelo G1, a Gillette informou ainda n�o foi notificada pelo Conar sobre a abertura do processo.

Em nota, a empresa afirma que o v�deo foi retirado do ar uma vez que tinha o prop�sito de anunciar a vinda de Psy para o carnaval e que "nas pr�ximas semanas, novas etapas da campanha estar�o no ar".

"O v�deo vinculado nas redes sociais com o cantor Psy, a apresentadora Sabrina Sato e as atletas Bia e Branca Feres foi uma iniciativa da Gillette para anunciar a vinda do astro sul-coreano para o Brasil, como primeira grande etapa da nova campanha da marca, que visa fomentar o "body shaving" (depila��o corporal masculina)", afirma a empresa.

A campanha
No comercial criado para o carnaval, Sabrina e as g�meas do nado sincronizado usam a express�o "quero ver raspar" para compor uma vers�o diferente do refr�o de "Gangnam Style". No filme, as musas resolvem desafiar os homens para ver quem tem coragem de raspar o peito para agradar as mulheres. Elas ent�o ligam para o �amigo� Psy e pedem a ajuda do coreano na empreitada que as meninas batizam de "Quero ver raspar".

Segundo o Conar, o processo contra a campanha dever� ser julgado em at� 30 dias. Caber� ao conselho de �tica da entidade elaborar seu parecer sobre as cr�ticas. Caso entenda que a campanha fere, de fato, o c�digo do setor, o Conar pode recomendar a suspens�o definitiva do comercial e fazer uma advert�ncia ao anunciante. A esse tipo de decis�o, cabe recurso. Caso o conselho avalie que as queixas n�o se justificam, o processo ser� arquivado.

Repercuss�o nas redes sociais
A campanha "#Quero ver raspar" foi promovida durante o carnaval tamb�m na fanpage da Gillette no Facebook. "J� raspou? N�o? Ent�o voc� ainda n�o est� pronto para se dar bem no carnaval", dizia uma mensagem publicada pela marca ao lado de uma imagem de peito masculino depilado e repleto de marcas de beijos.

Cr�ticas � campanha foram publicadas na pr�pria p�gina da Gillette no Facebook. "A maior palha�ada que eu j� vi na minha vida! Em pleno s�culo XXI, me aparece uma marca tentando impor um padr�o est�tico", escreveu o internauta Italo Bacci. "� Gillette, eu gosto de homem PE-LU-DO!", protestou a consumidora Cristiane Souza.

Mas teve tamb�m que curtiu. "Que legal! J� imaginaram as mulheres peludas? Direitos iguais? Por que o homem n�o pode depilar? Acho que todos j� assistiram filmes das d�cadas de 70-80-90. Viram cenas de nudez? A mulher tinha mais pelos pubianos que o necess�rio. Hoje 99,9% usam a depila��o em todo o corpo", escreveu J Icassati Icassati.

Em respostas �s cr�ticas, a Gillette postou mensagens em sua fanpage afirmando que a campanha "baseia-se em um v�deo engra�ado e irreverente focando na prefer�ncia das mulheres por homens lisinhos, sempre respeitando nossos consumidores".


Campanha "Quero ver raspar" foi promovida na fanpage da Gillette no Facebook (Foto: Reprodu��o)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir