Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2013

Paraguai diz a enviado da Unasul que não reconhece seus observadores
O Paraguai reiterou nessa quarta-feira a um enviado da Unasul que não reconhecerá os observadores da organização, nem lhes dará imunidade diplomática por ocasião das eleições presidenciais de 21 de abril.
Paraguai diz a enviado da Unasul que não reconhece seus observadores

"Pediram que convidemos (oficialmente) a Unasul e que lhe demos imunidade. Não terão convite, nem imunidade", disse Fernández, ao finalizar uma entrevista com o enviado da União de Nações Sul-americanas (Unasul), o peruano Salomón Lerner, esta quarta-feira, informou em entrevista coletiva o chanceler José Félix Fernández.

Diferente de visita anterior em dezembro, Fernández recebeu Lerner "a pedido das autoridades do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE)", explicou. As autoridades eleitorais "me pediram por escrito que o recebesse e o recebi", expressou.

O ministro das Relações Exteriores destacou, no entanto, que o Paraguai "é um país livre e democrático" e que a Unasul pode enviar todos os observadores que quiser. "O que não terão é convite, nem imunidades", reiterou.

Ele disse, ainda, que os países-membros do bloco sul-americano "não deram um único passo de respeito à soberania da República do Paraguai desde que tomaram a determinação" de excluir o país, em junho passado.

Sete países do bloco retiraram desde então e até agora seus embaixadores de Assunção, depois de declarar que o governo de Federico Franco foi produto de um "golpe parlamentar".

Ex-vice-presidente do Paraguai, Franco foi empossado pelo Congresso após a destituição, por um julgamento político, de Fernando Lugo, acusado de "mau desempenho de suas funções".

Fernández afirmou que a solução para a suspensão entre a maioria dos países da Unasul com o Paraguai "não vai passar sobre a dignidade deste país". Poucas horas antes, Lerner assinou um convênio com as autoridades eleitorais para a ida ao Paraguai de 24 observadores da Unasul.

"Estamos certos de que a observação da Unasul será impecável", disse o presidente da justiça eleitoral, Ramírez Zambonini, em ato público na presença do peruano, na sede do tribunal. "Viremos com um mandato muito claro, de respeito estrito à soberania do Paraguai", garantiu Lerner.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir