Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2013

"Para que comemorar falando mal do outro?", diz FHC sobre evento do PT
PT celebrou nesta quarta 10 anos � frente do Pal�cio do Planalto. Para ex-presidente, partido deveria fazer propostas, e n�o s� criticar.

Foto: g1.globo.com

O ex-presidente da Rep�blica Fernando Henrique Cardoso contestou, em entrevista � TV Globo, as cr�ticas que recebeu do PT durante evento de comemora��o dos 10 anos do partido � frente do Pal�cio do Planalto, realizado na noite desta quarta-feira (20) em S�o Paulo. Na ocasi�o, os petistas distribu�ram uma cartilha de 15 p�ginas que compara a gest�o do PT na presid�ncia com os anos FHC, entre 1995 e 2002, e faz duras cr�ticas ao governo tucano.

"Para que comemorar dez anos falando mal do outro? Comemore dizendo: fiz isso. Est� bom, mas os outros tamb�m fizeram. No meu governo, n�s mudamos o rumo do Brasil, de um pa�s que n�o tinha credibilidade, de um pa�s que tinha infla��o muito alta, de um pa�s que n�o tinha horizonte, para um pa�s que teve horizonte", afirmou o ex-presidente na entrevista.

No evento petista, a gest�o FHC foi um dos principais alvos dos discursos. O ex-presidente Lula, em sua fala, fez diversas men��es ao que considera as diferen�as entre o governo tucano e os governos petistas e afirmou que seu partido "n�o tem medo do debate". "Eles [PSDB] est�o inquietos porque percebem que est�o sem valores, sem discursos, sem propostas porque toda e qualquer coisa que eles pensarem em fazer, n�s fizemos mas e melhor. Por isso que n�s queremos fazer esse debate com eles, com a opini�o publica e imprensa. Se tem uma coisa que n�o temos medo � o debate", disse.

Na entrevista, Fernando Henrique disse ainda que o PT n�o deveria se limitar a cr�ticas a gest�es anteriores, mas tamb�m fazer propostas para o pa�s."Eu fico honrado. D�o um passo e dizem: "Ah, o governo Fernando Henrique". N�o � s� dizer qual � o fracasso do outro.

O que vai propor? Eu acho que � um momento importante. Democracia, custou muito a criar. N�s todos, o PT tamb�m ajudou, criamos o sistema democr�tico. Isso implica que tamb�m haja competi��o", afirmou.

Antes do evento do PT em S�o Paulo, o senador A�cio Neves, prov�vel candidato do PSDB � disputa pela Presid�ncia da Rep�blica em 2014, subiu � tribuna do Senado para fazer um discurso em que ele enumerou o que chamou de "13 fracassos" petistas no governo. Entre os pontos citados pelo senador, est�o o "sucateamento da ind�stria, infla��o em alta, perda de credibilidade governamental e o desmonte das estatais".

O discurso de A�cio foi rebatido pelo ex-presidente Lula no evento da noite. "Eu n�o vou responder a eles, vou dizer que nesses dez anos do PT, que a resposta que o PT deve dar a eles � a gente dizer que eles podem se preparar, eles podem juntar quem eles quiserem, porque n�s vamos dar como resposta a eles a reelei��o de Dilma como presidente em 2014. � essa a consagra��o da pol�tica dos trabalhadores", disse Lula.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir