Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2013

ONU preocupada com situação no leste apesar do acordo de paz
O Conselho de segurança da ONU, manifestou a sua inquietude perante o agravamento da situação no leste da República democrática do Congo apesar de um novo acordo regional destinado a restituir a paz, afirma um comunicado, citado pela AFP.
ONU preocupada com situação no leste apesar do acordo de paz
Foto: www.abola.pt

Os 15 membros do Conselho de segurança, entre os quais figura o Rwanda, renovou a sua condenação dos rebeldes do Movimento de 23 de Março, que ocupou territórios do leste do Congo e que está particularmente visado pelo acordo assinado domingo em Addis Abeba por 11 países de África, dos quais a RDC, precisa o comunicado.

O Rwanda e o Uganda, signatários do novo acordo foram acusados por peritos da ONU de apoiar o M23 gerando uma ofensiva contra o governo de Kinshasa no ano passado.

O Conselho de segurança saúda o acordo negociado pelo secretário-geral do ONU Ban Ki-moon, mas continua "profundamente preocupado com o agravamento da situação de segurança e de ajuda humanitária" na região rica em minerais.

Os membros do Conselho "reiteram o seu pedido ao M23 para quie cesse imediatamente as suas tentativas de estabelecer uma administração paralela ilegítima " prossegue o comunicado.

O Conselho pediu igualmente que o M23 , a rebelião rwandesa hutu (FDLR) cujos membros são suspeitos de participação no genocídio de 1994 contra os tutsi, que causou 800.000 mortos segundo a ONU, bem como outros grupos armados ", ponham fim a toda forma de violência e actividades desestabilizadoras".

O chefe da missão da ONU na RDC, Roger Meece, advertiu sexta-feira que um conflito sério poderá explodir a todo momento. "A situação geral é volátil e precária e poderá transformar-se a todo o momento num conflito em grande escala, alerta preliminar, sem aviso prévio", declarou Roger Meede.

Onze países africanos assinaram domingo em Addis Abeba um acordo destinado a restabelecer a paz no leste da República democrática do Congo, nomeadamente reforçando a missão das Nações unidas na região para combater as rebeliões que ensanguentam o país.

O acordo poderá igualmente permitir a instalação de uma "brigada de intervenção" especial da ONU no leste da RDC, bem como a nomeação de um enviado especial para a região dos Grandes Lagos.

Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir