Categoria Religião  Noticia Atualizada em 25-02-2013

Papa aprova mudanças para adiantar Conclave, diz Vaticano
Data do início da votação ainda não foi divulgada. Legislação original prevê prazo mínimo de 15 dias para início.
Papa aprova mudanças para adiantar Conclave, diz Vaticano
Foto: g1.globo.com

O Papa Bento XVI aprovou as mudanças necessárias na legislação da Igreja Católica para permitir que os cardeais iniciem o Conclave que irá eleger seu sucessor antes do prazo originalmente estipulado, de 15 dias após o ínicio da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice, informou o Vaticano nesta segunda-feira (25).

Segundo a Santa Sé, o Papa aprovou um "Motu Proprio" (um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave. Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica oficialmente às 20h (no horário de Roma; 16h em Brasília) desta quinta-feira (28). Na quarta-feira (27), ele realiza uma audiência geral na Praça São Pedro, na qual são esperadas milhares de pessoas.

Com o decreto, foi concedida aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave caso todos estejam presentes no Vaticano. Permanece a possibilidade de adiar o início da votação por até 20 dias após o início da Sé Vacante, caso seja necessário para a chegada dos cardeais.

Para eleger o novo Papa continuará sendo necessário que um dos nomes tenha pelo menos dois terços dos votos.

Deste modo, o Conclave poderá ser iniciado agora antes do dia 15 de março.

O Papa alemão surpreendeu a Igreja e o mundo ao anunciar, em 11 de fevereiro, que iria deixar o cargo no fim do mês, por conta de sua saúde frágil.

As regras atuais do Conclave -encontro em que os cardeais, secretamente, escolhem o novo Papa- foram estabelecidas em 1996 por João Paulo II, antecessor de Bento XVI.

O Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI, segundo a Constituição Apostólica, deve começar "entre um mínimo de 15 dias e um máximo de 20" desde que se decrete a chamada "Sé Vacante", fixada para o próximo 28 de fevereiro às 20h (16h de Brasília), o momento que Bento XVI escolheu para abandonar o Trono de Pedro.

Cardeais de todo o mundo já começaram consultas informais por telefone e e-mail para a construção de um perfil do homem que eles acham que seria mais adequado para liderar a Igreja em um período de crise contínua.

Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir