Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2013

Yoani diminui protestos e diz que foi recebida com carinho no Brasil
Apesar das manifesta��es contr�rias que enfrentou em quase todas as suas apari��es p�blicas no Brasil, a fil�loga, jornalista e blogueira cubana Yoani S�nchez declarou ter sido bem-recebida pela maior parte da popula��o.
Yoani diminui protestos e diz que foi recebida com carinho no Brasil
Foto: midiacon.com.br

"Algumas pessoas se sentem atacadas por mim, mas a maioria dos brasileiros que encontrei me recebeu com abra�o, apre�o, carinho e palavras de �nimo", disse Yoani em entrevista � TV Bandeirantes.

Acusada, entre outras coisas, de ser apoiada pelo governo americano para fazer oposi��o ao regime de Cuba, ela riu: "como posso ser agente da CIA em um pa�s t�o inimigo da CIA e caminhar pelas ruas? Apenas expresso minha opini�o atrav�s da internet. Ra�l Castro tem um medo terr�vel da internet, de que as pessoas se informem", afirmou.

Ela colocou em d�vida os �ndices de sa�de e educa��o que s�o apontados como grandes realiza��es dos governos dos irm�os Castro. "Houve uma extens�o dos servi�os de educa��o e sa�de de qualidade com subs�dio sovi�tico, mas na d�cada de 90 a qualidade caiu. As ideias (de sa�de e educa��o de qualidade para todos) s�o do passado. As pessoas que aprenderam a ler depois n�o puderam ler os livros de sua escolha. N�o h� uma dicotomia entre bons servi�os e liberdade, � poss�vel ter ambos. Coloco sempre uma interroga��o nas estat�sticas que saem de Cuba. Amo meu pa�s, mas conhe�o meu governo. Muitos n�meros s�o distorcidos", analisou. Yoani comentou, ainda, a postura que ela acredita ser de coniv�ncia do governo brasileiro com a opress�o em Cuba (como no caso de atletas cubanos extraditados ap�s abandonarem a delega��o cubana nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007): "faltou firmeza ao governo brasileiro para tratar do tema dos direitos humanos na ilha. Talvez quest�es econ�micas e a boa vizinhan�a sejam mais importantes", criticou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir