Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2013

Demolição de favela nigeriana deve deixar 10 mil sem-tetos
Mais de 10 mil pessoas devem se tornar sem-tetos após a conclusão da demolição da favela Iganmu-Alawo, uma das maiores da cidade nigeriana de Lagos, que teve início neste final de semana.
Demolição de favela nigeriana deve deixar 10 mil sem-tetos

Com quase 14 milhões de habitantes, a metrópole mais populosa da África tem realizado contestadas remoções em áreas carentes com o intuito de alcançar o status de "cidade global".

"O governo não pode mais tolerar a existência de favelas. Não há como se tornar uma cidade global com esse problema. Favelas precisam parar de florescer aqui", disse But Sulaiman, superintendente da polícia local, responsável pela operação.

Há 40 anos situada na região de Apapa, a favela Iganmu-Allawo deve ser removida atendendo a solicitações de indústrias instaladas nos arredores. "Temos indústrias de cerveja muito próximas daqui. A região precisa de melhorias sanitárias. É inaceitável que continue como está", declarou Sulaiman à imprensa.

Em 2012, a comunidade de Makoko, com cerca de 82 mil habitantes, teve centenas de casas removidas para que fossem construídas vias largas com o intuito de amenizar o trânsito no centro da cidade. Um morador morreu durante a ação, que durou cerca de 72 horas. Segundo o governo, apenas "casas ilegais sob a água" foram demolidas.

De acordo com Suliaman, no caso de Iganmu-Allawo os moradores estão "cooperando" com o governo. "Não há resistência, eles foram informados antecipadamente. Alguns já retiraram os tetos de suas casas. Trabalhamos nessa operação por mais de seis meses", afirmou.

"Importantes ministros e urbanistas nos apoiam. Os moradores que estão em situação legalizada serão assistidos com planos alternativos do governo. Basta mostrar os papéis da residência ao governo que algo será feito, mas não poderão continuar nessa área", explicou o superintendente.

Representante dos moradores, Lucas Medunoye discorda que a população não reagirá e diz que não há casa ilegal na favela, pois ela foi criada pelo próprio governo: "em 1973, morávamos em Ilaje-Iganmu, onde o Teatro Municipal foi construído. Para que a obra fosse concluída, nos mandaram para cá", conta.

Com informações dos jornais The Punch e National Mirror

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir