Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-02-2013

Fidel Castro e o Partido aprovaram previamente mudanças em Cuba
O líder cubano Fidel Castro e o Partido Comunista (PCC, único) autorizaram o presidente Raúl Castro para as mudanças realizadas no domingo nas estruturas do poder em Cuba, primeiro passo na renovação geracional do regime.
Fidel Castro e o Partido aprovaram previamente mudanças em Cuba
Foto: noticias.terra.com.br

As mudanças também foram aprovadas por uma reunião plenária do Comitê Central do PCC, na mesma manhã de domingo, antes da sessão parlamentar, que não foi informada imediatamente, informou nesta segunda-feira o jornal oficial Granma.

O Granma disse que "os membros do Comitê Central aprovaram os que mais tarde seriam apresentados aos deputados na sessão plenária".

"Embora o Partido não indique, tampouco pode ignorar a eleição dos líderes máximos do governo", disse Raúl Castro ao plenário, segundo o jornal. O presidente é o primeiro-secretário do Partido desde abril de 2011.

Fidel Castro, 86 anos, participou no domingo de uma sessão matutina na qual se constituiu o novo Parlamento, que escolheu posteriormente os 31 novos membros do Conselho de Estado, máximo órgão executivo da ilha presidida por seu irmão Fidel, e em seu discurso convocou os dirigentes históricos a entenderem a necessidade de deixar seus postos.

"Não lutamos por glória ou honras; lutamos por ideias que consideramos justas", expressou Fidel, que deixou em 2006 o comando ao seu irmão Raúl por razões de saúde e foi reeleito como deputado em 3 de fevereiro.

Afirmou que não ocupará muito "o espaço deste honroso assento como deputado, e não por falta de vontade, mas por imperativo da natureza".

O Conselho de Estado reelegeu no domingo Raúl Castro como presidente para seu último mandato de cinco anos, e nomeou Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, como primeiro vice-presidente, no lugar do líder histórico José Ramón Machado, de 82 anos.

Outro da velha guarda, o ministro do Interior Abelardo Colomé, passou de vice-presidente a membro do Conselho de Estado, enquanto o também histórico José Ramón Balaguer ficou fora deste corpo.

Fidel Castro agradeceu profundamente ter sido reeleito como deputado e afirmou que jamais pensou que "minha existência se prolongasse tanto, e que o inimigo (Estados Unidos) fosse suficientemente torpe em seu odioso ofício de eliminar adversários decididos a lutar".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir