Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2013

Casos de dengue crescem quase 1.000% sobre 2012
O aumento de quase 1.000% no n�mero de casos confirmados de dengue em BH neste ano, em rela��o aos 57 confirmados no mesmo per�odo de 2012, est� exigindo refor�o nas a��es de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Casos de dengue crescem quase 1.000% sobre 2012
Foto: www.em.com.br

Os 605 exames positivos at� 20 de fevereiro, que tamb�m superaram os 585 casos de 2012 inteiro, levaram a prefeitura a contratar mais 200 agentes, que se somar�o aos 287 convocados em dezembro e aos 1.467 que j� estavam no cargo.

Nas visitas domiciliares eles far�o monitoramento do vetor, retirada dos focos, al�m de orientar moradores. Especialista e popula��o, no entanto, cobram a��es mais en�rgicas e acreditam que as medidas de preven��o foram tardias. "Um dos motivos para o aumento de casos � a circula��o do v�rus den tipo 4. Mas as medidas preventivas n�o foram t�o eficazes como nos �ltimos anos, quando houve menos casos", afirma o professor da Faculdade de Medicina da UFMG Una� Tupinamb�s.

"Vivemos uma epidemia, mas ainda h� tempo para controlar a infesta��o. Pelo menos, a prefeitura est� refor�ando o n�mero de agentes", disse, lembrando que a tend�ncia do n�mero de casos ainda � de crescimento. "E ainda estamos com sorte porque n�o est� chovendo tanto em BH".

A gerente de Controle de Zoonoses, Silvana Tecles Brand�o, explica que apesar dos n�veis pluviom�tricos deste ano terem sido mais baixos do que no ano passado, eles foram suficientes para a eclos�o de ovos acumulados em criadouros. Al�m disso, as altas temperaturas favoreceram o desenvolvimento da larva, que chega � fase adulta em ciclo r�pido de oito dias.

Outro fator � a entrada do v�rus den 4. "At� ent�o, quem adoeceu por dengue foi por outros v�rus. Temos uma popula��o completamente suscet�vel ao tipo 4", explica Silvana.

Outras a��es

Al�m dos novos funcion�rios, a secretaria est� colocando faixas nos 83 bairros que apresentaram Liraa (Levantamento R�pido do �ndice de Infesta��o por Aedes aegypti) maior que tr�s. At� agora 212 foram afixadas. Essas regi�es, bem como os bairros que v�m tendo grande n�mero de casos notificados da doen�a nos postos de sa�de s�o alvo tamb�m de a��es de mobiliza��o e de mensagens via carro de som.

Sujeira

Apesar do esfor�o, ainda h� muito o que ser feito. Do supermercado onde trabalha no bairro Santa Tereza, a estoquista Fabiana de Brito Reis, de 30 anos, v� a situa��o de um lote vago tomado por mato e lixo na esquina da Avenida do Contorno com Rua Herm�lio Alves. Para ela, que j� sentiu na pele os efeitos da dengue, a sensa��o � de inc�modo. O local foi um dos escolhidos na Regi�o Leste para receber o alerta da prefeitura sobre o alto �ndice de infesta��o da doen�a. Ele fica em frente ao Mercado Santa Tereza, de onde Fabiana observa a sujeira. "D� muito medo ver que o lixo fica a� espalhado, podendo esconder focos do mosquito da dengue e ningu�m se preocupa com a sa�de das pessoas", conta Fabiana, que contraiu a doen�a h� cerca de um ano. "N�o desejo isso para ningu�m.
Foi uma experi�ncia pavorosa, que n�o consigo esquecer", diz a estoquista, que ficou 10 dias na cama.

Apesar de reconhecer que preven��o e limpeza s�o deveres de todos, a repositora cobra a��es mais en�rgicas do poder p�blico. "O dono do lote tem a responsabilidade de manter o local limpo, mas a prefeitura deve estar o tempo todo atenta e fiscalizar para que locais como estes n�o fiquem se tornem pontos de infesta��o".

Aumento de 190% no pa�s

Levantamento do Minist�rio da Sa�de mostra que do in�cio de janeiro at� 16 de fevereiro foram registrados 204.650 casos de dengue no pa�s, um aumento de 190% sobre o mesmo per�odo do ano passado. Segundo o minist�rio, 84,6% est�o concentrados em oito estados.

Apesar do aumento do n�mero de ocorr�ncias, o levantamento mostra uma redu��o de 44% dos casos graves e de 20% de mortes provocadas pela doen�a. Segundo o ministro da Sa�de, Alexandre Padilha, � clara a situa��o de epidemia em alguns estados e munic�pios. O ministro atribuiu a expans�o da doen�a a mudan�as clim�ticas, como excesso de chuvas, seca e calor, e tamb�m � circula��o de um novo tipo de Dengue, chamado DEN24. A maior concentra��o da doen�a est� no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goi�s, e S�o Paulo.

Fonte: www.em.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir