Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-02-2013

Ex-professor que anda de bicicleta pode ser sucessor dos Castro em Cuba
Informal e com perfil progressista, o ex-professor universit�rio Miguel D�az-Canel, de 52 anos, tornou-se um dos principais pol�ticos cotados para suceder os irm�os Castro ao ser eleito neste fim de semana vice-presidente de Cuba pelos pr�ximos 5 anos.
Ex-professor que anda de bicicleta pode ser sucessor dos Castro em Cuba
Foto: wwww.bbc.co.uk

A especula��o em torno do seu nome cresceu ap�s o agora reeleito presidente Ra�l Castro confirmar diante da Assembleia Nacional que este ser� seu �ltimo mandato.

Apontado para o cargo em 2006 para substituir temporariamente o irm�o, Fidel Castro, e depois eleito oficialmente em 2008, Ra�l manifestou assim seu respeito � medida reformat�ria instaurada em seu pr�prio governo, que limita em dois o n�mero de mandatos de presidentes na ilha.

Esta � a primeira vez que o cargo de vice-presidente cubano ser� ocupado por um dirigente que n�o lutou na revolu��o � algo que est� sendo interpretado por analistas como uma aposta da velha guarda em uma nova gera��o para dar continuidade ao socialismo no pa�s num momento em que o regime passa por uma s�rie de reformas e medidas de abertura.

A idade m�dia dos 31 membros do novo Poder Executivo do pa�s ap�s as �ltimas elei��es de domingo � de 57 anos, enquanto a maior parte dos que pegaram em armas na Sierra Maestra j� � octogen�ria.

Progressista
D�az-Canel foi professor universit�rio, membro da Juventude Comunista e primeiro-secret�rio do Partido Comunista nas prov�ncias de Villa Clara e Holgu�n. Em 1991, foi nomeado membro do Comit� Central e em 2003 chegou ao Politburo, inst�ncia m�xima do Partido.

Ele pertence a um grupo de l�deres partid�rios que chefiaram governos provinciais distantes da capital, o que permitiu bastante independ�ncia e capacidade de manobra.

No caso de Villa Clara, a personalidade de D�az-Canel se imprimiu ao seu governo, de forma que houve na prov�ncia uma vida cultural e toler�ncia raramente vistas em outras partes da ilha, com festivais nacionais de travestis e tatuagens, al�m de um alto n�mero de bandas de rock.

Al�m disso, em contraste com o estilo de muitos secret�rios de outras prov�ncias, D�az-Canel usava a bicicleta como meio de transporte, vestindo bermuda e camiseta, e chegou a dar uma entrevista � BBC Mundo em uma pizzaria.

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir