Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2013

No Rio, duas crianças nascem com a ajuda de policiais de UPPs
Policiais de duas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, fizeram quase que simultaneamente o parto de duas crianças na segunda-feira.
No Rio, duas crianças nascem com a ajuda de policiais de UPPs
Foto: noticias.terra.com.br

No morro dos Prazeres, Maria Creuza Ferreira dos Santos, 33 anos, foi levada pelo marido até a base da UPP, onde o casal pediu socorro ao soldado Anderson Soares, que estava assumindo o plantão.

Ao colocar Maria Creuza dentro do carro, o policial percebeu que a gestante já estava em trabalho de parto, dando à luz, minutos depois, à menina Brenda. Ambas foram encaminhadas para o Hospital Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Laranjeiras, e passam bem.

Enquanto isso, os soldados Gonçalves, Thiago Almeida e Vinicius Caon, da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro, ajudavam no nascimento do quinto filho de Josélia da Silva, 27 anos, moradora do morro da Coroa. "A filha dela mais velha chegou correndo e chorando aqui na UPP, dizendo que o irmãozinho estava nascendo. Nós fomos até lá com a viatura e conseguimos ajudar a mãe. Até o cordão umbilical nós cortamos", contou o soldado Vinicius Caon.

Mãe e filho estão na maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro, e passam muito bem. Josélia já escolheu o nome do menino — vai se chamar Kaique — e ficou muito agradecida pela ajuda dos PMs.

"Agradeço muito. Se a UPP não tivesse lá, teria sido difícil sair da comunidade. Eu ia ter de pedir autorização aos bandidos pra ambulância subir. O morro era muito violento, agora as coisas estão mais tranquilas, mas a relação com os moradores ainda é um pouco difícil", disse Josélia.

Aniversário
Durante o período de formação, os policiais recebem treinamento básico de primeiros socorros e de como fazer um parto, e assim, além da segurança, estão preparados para atender esse tipo de emergência. O nascimento das crianças ocorreram no mesmo dia em que as duas UPPs completavam dois anos de atividades.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir