Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-02-2013

Primeiro-ministro da Eslovénia derrubado por moção de desconfiança
Janez Jansa caiu quarta-feira à noite. Alenka Bratusek foi encarregada de formar Governo e pode tornar-se a primeira mulher a liderar o executivo no país.
Primeiro-ministro da Eslovénia derrubado por moção de desconfiança
Foto: www.publico.pt

O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, foi afastado pelo Parlamento, que aprovou uma moção de desconfiança, quarta-feira à noite. Alenka Bratusek, do partido de centro-esquerda Eslovénia Positiva, foi indigitada para formar Governo.

Acusado de corrupção, Jansa deixou nas últimas semanas de ter o apoio de três dos cinco partidos que integravam a coligação formada há pouco mais de um ano, após as eleições de Dezembro de 2011. As medidas de austeridade que adoptou estavam também a gerar descontentamento.

Alenka Bratusek, especialista em questões orçamentais, antigo alta funcionária do ministério das Finanças, vai agora procurar constituir Governo. Tem um prazo até 14 de Março. Se não o conseguir, deverão realizar-se eleições legislativas antecipadas. Se conseguir, apresentará uma moção de confiança quando completar um ano em funções, disse.

A política eslovena tem 42 anos, dois filhos, e tornou-se recentemente líder do Eslovénia Positiva, partido mais votado em 2011, mas que não formou Governo. Sucedeu à figura de proa do partido Zoran Jankovic, que renunciou também por acusações de corrupção.

Jansa, 54 anos, foi posto em causa pela comissão nacional de luta contra a corrupção por irregularidades na declaração de património ao fisco. É também acusado de corrupção num contrato de fornecimento de carros blindados finlandeses assinado no seu anterior mandato, entre 2004 e 2008, recorda a AFP. O político já veio desmentir.

Dois dos partidos que integravam o Governo, a Lista Cidadã (DL, de centro-direita) e o partido dos reformados (DeSUS), votaram a moção de confiança e deram o seu apoio a Alenka Bratusek. O Partido Popular esloveno (SLS) também cortou com Janez Jansa e três dos seus deputados votaram a moção.

A moção, apresentada pelo Eslovénia Positiva, teve também o apoio do outro grande membro da oposição, o Partido Social Democrata, do Presidente da República, Borut Pahor, foi aprovada por 55 votos a favor, 33 deputados votaram contra e um absteve-se.

Nas eleições de 2011, o Eslovénia Positiva teve mais votos, mas o Governo acabaria por ser formado por Jansa, líder do Partido Democrático Esloveno, o segundo nas preferências dos eleitores.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir