Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Putin apresenta nova lei eleitoral condenada por opositores
Vladimir Putin submeteu uma legisla��o para alterar a forma como o Parlamento russo � eleito, uma medida que ele diz que vai avan�ar a democracia, mas cr�ticos afirmam que se destina a refor�ar o seu partido R�ssia Unida.
Putin apresenta nova lei eleitoral condenada por opositores
Foto: portuguese.ruvr.ru

O projeto de lei defende que metade dos 450 assentos na Duma, a c�mara baixa do Parlamento, sejam preenchidos por candidatos individuais de distritos, escolhidos pelos eleitores. Atualmente, todos os lugares s�o preenchidos por votos em partidos.

A legisla��o dever� ser aprovada. O partido R�ssia Unida, leal a Putin, tem a maioria no Parlamento, apesar de ter perdido cadeiras na elei��o de dezembro de 2011, que desencadeou os maiores protestos durante os 13 anos de seu governo.

Putin, que voltou � Presid�ncia em maio passado para um mandato de seis anos e pode disputar a reelei��o em 2018, apontou a legisla��o como parte dos esfor�os para melhorar a democracia em seu discurso Estado da Na��o, em dezembro.

Mas opositores dizem que a lei visa assegurar que o R�ssia Unida ganhe o maior n�mero de assentos poss�vel. O partido � muito menos popular do que Putin e teve sua reputa��o danificada por acusa��es de fraude na elei��o de 2011.

A elei��o para a pr�xima Duma ser� realizada no final de 2016.

Cr�ticos do governo russo dizem que o sistema partid�rio tornou-se perigoso para o R�ssia Unida, que ganhou menos de 50 por cento dos votos em 2011.

Eles dizem que o partido e o governo poderiam usar as alavancas do poder que det�m em todo o pa�s para ganhar assentos, atrav�s de m�todos que v�o desde pressionar funcion�rios do Estado a votar e apoiar empres�rios ricos com dinheiro para montar campanhas eficazes.

"Praticamente tudo o que esta lei visa preservar � o monop�lio do partido do poder", afirmou o l�der do partido liberal de oposi��o Yabloko, Serguei Mitrokhin, em um coment�rio publicado no site do partido.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir