Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Recorde de cheques sem fundos, gera necessidade de prevenção

Recorde de cheques sem fundos, gera necessidade de prevenção
Foto: GOOGLE

Em janeiro, o número de cheques sem fundos registrou um recorde no Espírito Santo. De um total de 159 mil devoluções pelos bancos nesse período, 141.200 foram de cheques emitidos sem fundos, causando um prejuízo no comércio de mais de R$ 191 milhões. Isso representa um aumento de 20% em relação a janeiro de 2012. As causas estão no maior número de turistas no Estado e no excesso de compras no final do ano pagas com cheques pré-datados.

A inadimplência sempre foi problema no comércio, e os números registrados em janeiro mostram, mais uma vez, a necessidade de um trabalho preventivo e criterioso dos lojistas para evitar esses transtornos. A solução está relacionada a algo simples e de fácil acesso – a informação. Os negócios feitos através de uso de cheques pressupõem uma confiança depositada pelo empresário no seu cliente, que pode ser uma pessoa totalmente desconhecida. Por isso a busca por informação sobre ela é indispensável. As CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) oferecem diversos serviços de apoio a esse controle, fornecendo dados cadastrais, de inadimplência e histórico de crédito dos clientes, aumentando o êxito nas vendas feitas com cheques ou a prazo.

SPC, um serviço aliado

Órgão das CDLs, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) tem sido uma ferramenta importante oferecida aos lojistas associados, contribuindo para a análise e concessão de crédito seguro com uma simples consulta aos cadastros por telefone ou internet. Considerado o maior banco de dados da América Latina, o SPC integra informações de consumidores de todo o país e tem a comodidade de ser acessado de qualquer região. São perfis do cliente, permitindo conferir o seu potencial de consumo e os riscos de inadimplência através de registros de negativações, débitos, processos judiciais e outros.

Além de consultas para verificar a situação do cliente, o SPC dispõe de serviços complementares. Entre eles, destaca-se a Referência Comercial, que fornece a relação de empresas onde o consumidor comprou a crédito nos últimos 90 dias. Esse arquivo permite ao comerciante consultar diretamente as lojas citadas para informações comerciais sobre o cliente.

Outro serviço é o Comunicado com Boleto, que visa à recuperação de crédito informando ao devedor a existência da dívida vencida e facilita a quitação ao emitir o boleto a ser pago em qualquer banco credenciado. Também são emitidos relatórios que identificam as regiões com mais ou menos riscos de inadimplência, indicador recomendado para quem deseja fazer investimentos.

Dicas para evitar cheques sem fundos

Além da consulta aos sistemas de informações, também são necessários outros cuidados básicos para diminuir os riscos de cheques sem fundos ou fraudados:
• Ofereça o parcelamento com entrada à vista e não aceite cheques de terceiros e/ou já assinados;
• Nunca troque cheque por dinheiro;
• Confira os valores por extenso e numérico e solicite um número de telefone fixo para referência;
• Compare o número do cheque impresso com o que aparece em caracteres magnéticos na parte inferior da folha;
• Solicite a identidade do cliente, verifique se a foto não está recortada ou sobreposta e se a impressão digital não apresenta borrões;
• Observe se o cliente anota o valor e a data do cheque no canhoto do talão. Se ele não fizer isso, redobre os cuidados;
• Nunca espere o consumidor deixar o estabelecimento para depois consultar o cheque.


    Fonte: CDL de Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir