Categoria Religião  Noticia Atualizada em 01-03-2013

Encontros de cardeais pré-conclave começam segunda (4) no Vaticano
Eles já começaram a receber as convocações nesta sexta-feira (1º). Data do início da escolha do Papa não deve sair segunda, diz porta-voz.
Encontros de cardeais pré-conclave começam segunda (4) no Vaticano
Foto: g1.globo.com

As congregações gerais que precedem o início do conclave para eleger o novo Papa, nas quais os cardeais eleitores irão definir os detalhes da eleição – e, mais importante, a data de seu início – serão iniciadas na próxima segunda-feira (4). A primeira ocorre às 9h30 no horário de Roma (5h30 no horário de Brasília), e a segunda, às 17h (13h de Brasília), segundo o Vaticano.

De acordo com o monsenhor Antônio Catelan Ferreira, que acompanha o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, na Itália, a convocação para o início das congregações foi enviada a Dom Odilo na manhã desta sexta-feira (1º), um dia após a renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, que deu início ao período conhecido como Sé Vacante, em que a liderança da Igreja Católica fica desocupada.

Na quinta-feira (28), o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que o cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, já convocou formalmente os cardeais eleitores e não-eleitores (com mais de 80 anos) para o conclave nesta sexta.

As congregações serão realizadas na Sala dos Sínodos, uma grande sala de audiências localizada na Aula Paulo VI, no Vaticano.

Nessas congregações, os cardeais discutem os problemas da Igreja, debatem o perfil do novo pontífice e acertam os detalhes que envolvem o conclave, e irão definir a data de início da eleição. Segundo o padre Lombardi, apenas quando todos os cardeais eleitores estiverem em Roma (menos aqueles que notificarem formalmente que não irão participar da eleição, o que dois já fizeram até agora), será possível acertar a data em que o conclave será iniciado.

No Vaticano, conversas entre os cardeais e outros membros da Igreja apontam o dia 8 de março, próxima sexta-feira, como uma possível data para o início da eleição. Nada foi definido oficialmente por enquanto. Segundo monsenhor Antônio, não há qualquer restrição para que o início do conclave seja em uma sexta-feira, ou até mesmo um sábado.

Apenas o domingo poderia gerar algum problema. Antes do início do conclave, é realizada uma missa. No período da Quaresma, que dura até a Páscoa, as missas dominicais não podem ter outro propósito. Ainda não se sabe se essa regra poderia ser quebrada pelo conclave.

Nesta sexta, sábado (2) e domingo (3) os cardeais não têm compromissos oficiais. Muitos deles devem realizar reuniões privadas e restritas.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as reuniões de segunda-feira não devem definir a data de início do conclave.

Temas
Alguns temas que devem ser abordados nas reuniões são a reforma da Cúria Romana (o governo da Igreja) e a investigação interna sobre o caso "VatiLeaks" (vazamento de documentos confidenciais do Vaticano), assim como os escândalos e polêmicas dos últimos anos: as acusações de acobertamento da pedofilia, a corrupção, a secularização em muitas regiões, a influência de outras religiões e os problemas morais relacionados com a família.

O Vaticano espera que um novo Papa já tenha sido escolhido até a Páscoa.

Não há um favorito claro entre os 115 cardeais-eleitores -- os cardeais com até 80 anos de idade. Por isso, discretamente os participantes vão usar os encontros preliminares para avaliar potenciais candidatos.

Bento 16 encerrou na quinta-feira seu complicado pontificado de oito anos prometendo obediência incondicional ao sucessor. Ele é o primeiro papa em quase seis séculos a deixar o cargo com vida.

"A discussão que temos nas congregações será a mais importante para a preparação intelectual (para a escolha do novo papa)", disse o cardeal Sean O"Malley, arcebispo de Boston, acrescentando que os eleitores já estão se preparando espiritualmente para a votação, por meio de intensas orações.

"Eu imagino que cada um de nós tem uma espécie de lista de candidatos primários, e outros secundários", disse o cardeal Francis George, arcebispo de Chicago, numa entrevista coletiva ao lado de O"Malley e do também norte-americano Daniel DiNardo, arcebispo de Galveston-Houston.

Os conclaves estão entre as eleições mais misteriosas do mundo, sem candidatos declarados, sem campanha eleitoral explícita, e com eleitores que muitas vezes conhecem poucos dos seus colegas. Todos eles juram manter segredo sobre os detalhes da votação.

George disse que os cardeais consultam outros eleitores antes do conclave para saber mais sobre os "papáveis".

O"Malley, que participa do seu primeiro conclave e já é citado na imprensa italiana como potencial candidato, disse que tem "usado muito a Internet" para ler sobre os outros cardeais.

Tradicionalmente, os conclaves começam 15 dias depois da declaração de "Sé Vacante", o que inclui o tempo para o velório e sepultamento de um Papa que morre. Mas Bento XVI baixou um decreto dias atrás autorizando a antecipação do processo eleitoral.

Relatório secreto
Os cardeais não terão acesso a um relatório secreto que foi preparado para Bento XVI por três cardeais não-eleitores, no qual eles detalham casos de má-gestão e disputas internas na Curia Romana, a burocracia vaticana. Mas os três autores do documento estarão nas congregações gerais e poderão orientar os eleitores a respeito das suas conclusões.

"Como não sabemos realmente o que está no relatório, acho que vamos depender dos cardeais na congregação para partilharem conosco o que acham que seria valioso que soubéssemos para tomar a decisão correta para o futuro", disse O"Malley.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir