Categoria Religião  Noticia Atualizada em 02-03-2013

Bento XVI descansa em seu primeiro dia como Papa Emérito
"Paz e serenidade": o Papa Emérito Bento XVI passou suas primeiras 24h como ex-soberano pontífice vendo tv e orando, depois de ter uma boa noite de sono, contou nesta sexta o porta-voz da Santa Sé, um dia após a histórica aposentadoria de Joseph Ratzinger
Bento XVI descansa em seu primeiro dia como Papa Emérito
Foto: zerohora.clicrbs.com.br

"Eu telefonei esta manhã para seu secretário, Monsenhor Georg Gänswein, para saber as novidades: ele me disse que Bento XVI estava relaxado, que tinha dormido muito bem e que o clima é de serenidade e paz", revelou o padre Federico Lombardi em coletiva de imprensa.

Na noite de quinta-feira, após deixar o papado, ele, que agora leva o nome de "Sua Santidade Bento XVI, Papa Emérito", "assistiu vários jornais na TV: ele ficou feliz em ver a bonita apresentação dos eventos emocionantes da tarde de ontem", comentou o padre jesuíta.

"Após o jantar, como tem o hábito de caminhar depois das refeições, ele deu alguns passos no Salão dos Suíços, que fica em frente ao lago de Albano, e depois se retirou para fazer suas preces e repousar", acrescentou.

"Hoje, assim como no Vaticano, ele se levantou às 7h da manhã para fazer a missa e recitar o breviário", contou. O ex-papa alemão também soube que recebera muitas mensagens de apoio.

O antigo pontífice de 85 anos, que é um amante da música, foi até o piano, revelou seu porta-voz:

_ Nestes últimos dias, em seu apartamento no Vaticano, ele tocava. Ontem ele não o fez pois queria assistir os jornais na televisão. Ele deve tocar mais ainda nestes próximos dias, o que mostra que ele está relaxado _ afirmou Lombardi.

_ O papa trouxe com ele gravações de músicas que ele gosta de ouvir quando ele não está tocando _ acrescentou

Ele também pegou diversos livros sobre a história da Igreja, ou livros de teologia, como "A estética da teologia", do teólogo Urs von Balthazar, um dos pensadores mais em voga no momento do Concílio Vaticano II (1962/65), livro que comprou no momento de sua partida.

Bento XVI, que é um homem metódico, pretende respeitar o hábito de uma breve caminhada por volta das 16h durante a qual ele recita o breviário.

O padre Lombardi mostrou um pequeno filme gravado no Centro de Televisão do Vaticano (CTV) mostrando o camerlengo Tarcisio Bertone, que administra o Vaticano enquanto aguarda as eleições do futuro papa, colocando os selos nos apartamentos pontificais.

Nesta cerimônia solene, que começa com uma oração, o antigo secretário de estado de Bento XVI, com o ar sério e emocionado, trazia a férula de São Pedro, espécie de bastão de veludo vermelho, símbolo da autoridade do camerlengo sobre a Santa Sé no momento da "vacância".

O selo da "trono vacante" - que mostra as chaves de São Pedro entrecruzadas - foi colocada em um laço vermelho lacrando a porta principal, fechada pelo cardeal Bertone com a ajuda de uma grande chave.

Um laço adesivo branco também foi colocado em cima da porta de um elevador interno, pelo qual o Papa descia de seu apartamento privado ao andar inferior, onde ele recebia seus hóspedes.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir