Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 02-03-2013

Vaticano vive clima de normalidade e aguarda cardeais para conclave
O clima de normalidade reina neste s�bado, no segundo dia de S� Vacante, no Vaticano, onde come�am a chegar os cardeais que participar�o do conclave para escolher o sucessor de Bento XVI
Vaticano vive clima de normalidade e aguarda cardeais para conclave
Foto: noticias.terra.com.br

Os cardeais tamb�m celebrar�o as duas primeiras reuni�es preparat�rias na pr�xima segunda-feira.

A pra�a de S�o Pedro do Vaticano est�, como todos os dias, cheia de turistas e fi�is, que fazem longas filas para entrar na bas�lica, assim como de romanos, que aproveitam os s�bados para passear pelo recinto vaticano.

As filas tamb�m se formam - e isso � mostra de que a igreja est� sem papa - nos escrit�rios de filatelia e numism�tica do Vaticano, onde colecionadores e fi�is compram selos da S� Vacante.

Visto que Bento XVI anunciou sua ren�ncia em 11 de fevereiro e que ela se tornaria efetiva no �ltimo dia 28, o Vaticano teve tempo de preparar a s�rie de selos da S� Vacante e a p�s � venda logo ap�s entrar em vigor este per�odo, que vai desde que um papa morre ou renuncia at� a elei��o do sucessor.

A s�rie reproduz o emblema da S� Vacante, que consiste nas duas chaves entrela�adas e sobre as mesmas o dossel que substitui a tiara papal nos tempos em que n�o h� pont�fice.

O Vaticano colocou � venda 230 mil s�ries completas, cada uma com quatro selos com fundos em verde, amarelo, cinza e azul. Os selos s�o vendidos exclusivamente nos Escrit�rios Postais da Cidade do Vaticano e a venda s� durar� no tempo da S� Vacante.

Alem disso, tamb�m est�o sendo vendidos dois selos com o carimbo sobre a ren�ncia de Bento XVI. E fora os selos, o Vaticano deve por � venda uma moeda de dois euros comemorativa da S� Vacante, mas est� n�o estar� dispon�vel at� dentro de v�rios meses.

A dois dias do come�o das duas primeiras reuni�es de cardeais preparat�rias para o segundo conclave do terceiro mil�nio (o primeiro foi o de 2005), os cardeais continuam a chegar a Roma, onde j� se est�o mais de 150 dos 207 que comp�em o Col�gio Cardinal�cio.

Hoje e amanh� n�o est� prevista nenhuma reuni�o oficial, mas eles aproveitar�o os dois dias para encontros privados, comentar a situa��o da Igreja e projetar o perfil do pr�ximo papa, que - segundo a maioria dos cardeais - deve ser "relativamente jovem" para guiar com energia a Bar�a de Pedro. Por "jovem", no Vaticano, se considera um cardeal que tenha entre 60 e 70 anos.

Durante estas reuni�es tamb�m come�ar�o a ser definidos os grupos de cardeais que apoiam os candidatos e surgir�o os "grandes eleitores", ou seja, os cardeais capazes de dirigir o voto.

Como "grandes eleitores" s�o considerados, pelo poder que t�m na Igreja, o cardeal decano, Angelo Sodano, que tem mais de 80 anos e n�o poder� entrar na Capela Sistina, e o cardeal camerlengo, Tarcisio Bertone, que � eleitor.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, n�o se espera que na pr�xima segunda-feira seja anunciada a data do conclave, que ser� decidida quando todos os cardeais eleitores j� estiverem no Vaticano.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir