Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Cardeais se reúnem pela 1ª vez depois da renúncia de Bento XVI
A primeira congregação de cardeais preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI foi iniciada nesta segunda-feira na Ala Nova do Sínodo, no Vaticano, poucos minutos depois das 5h (de Brasília).
Cardeais se reúnem pela 1ª vez depois da renúncia de Bento XVI
Foto: portuguese.ruvr.ru

Aproximadamente 150 cardeais, dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, estão presentes nesta primeira congregação, mas o esperado é que o restante chegue entre hoje e a próxima quarta-feira.

Esta primeira reunião ocorre quatro dias depois que a Igreja entrasse em período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, de 85 anos, a data do início do conclave só será definida no momento em que todos os purpurados eleitores estiverem presentes, mas tudo indica que o procedimento começará no dia 11 de março.

Dos 207 cardeais que conformam o Colégio Cardinalício, 117 possuem menos de 80 anos. A norma vaticana contempla que só podem entrar na capela Sistina, lugar do conclave, os purpurados com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos pontífice e participar das reuniões preparatórias.

Dos 117 eleitores, dois não participarão do conclave: o indonésio Julius Darmaatmadja, por questões de saúde, e o britânico Keith O Brien, ex-arcebispo de Edimburgo, acusado de "comportamento inadequado" rumo a outros religiosos na década de 80.

Alguns cardeais que já superaram os 80 anos também não devem assistir às reuniões preparatórias por motivos de saúde.

Os cardeais também devem se concentrar na tarde desta segunda-feira, na segunda congregação preparatória, que se prolongará nos próximos dias.

Nestas congregações (reuniões), os cardeais abordam os assuntos da Igreja prévios ao conclave. Além de fixar a data do início do processo de votação do novo papa, esses encontros também servem para que os cardeais possam se conhecer melhor, comentar a situação da Igreja e desenhar o perfil do próximo papa.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir