Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Secretário-geral da Otan inicia visita surpresa ao Afeganistão
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, iniciou nesta segunda uma visita surpresa ao Afeganistão, onde deverá se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, assim como com outros membros do governo e com representantes da sociedade civil.
Secretário-geral da Otan inicia visita surpresa ao Afeganistão
Foto: br.noticias.yahoo.com

Informou a Aliança Atlântica em comunicado.

A visita de Rasmussen ocorre depois que a Otan informasse no sábado que soldados de sua missão no Afeganistão, a Isaf, foram responsáveis pela morte acidental de duas crianças afegãs durante uma operação realizada no distrito de Shahid-e Hasas, na província de Uruzgan, no dia 28 de fevereiro.

O comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf), o general Joseph Dunford, ofereceu pessoalmente suas desculpas e pêsames às famílias das vítimas.

Já o presidente afegão, por sua vez, condenou a morte das crianças e pediu à Aliança Atlântica combater o terrorismo "além das fronteiras do Afeganistão", em uma clara alusão ao Paquistão.

O líder afegão ressaltou que "o extremismo não está nas aldeias do Afeganistão", pedindo às forças internacionais que "prestem atenção aos verdadeiros pilares do terrorismo".

A morte de civis em ações armadas aliadas é um dos pontos de maior atrito entre a Otan e o governo do Afeganistão, que, em fevereiro, já havia pedido a seu Exército não solicitar mais o apoio aéreo da Isaf em operações articuladas em regiões habitadas.

As tropas estrangeiras começaram a se retirar progressivamente do país asiático e a transferir o controle da segurança às forças afegãs em 2011, sendo que este processo só deve ser concluído em 2014.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir