Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Paquistão: número de vítimas de ataque contra bairro xiita chega a 52
Pelo menos 52 pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas após a explosão de duas bombas em um bairro de maioria xiita situado na cidade portuária de Karachi, no sul do Paquistão, informaram nesta segunda-feira fontes policiais.
Paquistão: número de vítimas de ataque contra bairro xiita chega a 52
Foto: noticias.terra.com.br



O ataque ocorreu por volta das 19h30 (11h30, de Brasília) em uma área residencial do bairro de Abbas Town, enquanto as bombas, atadas em uma motocicleta e em um carro, destroçaram dezenas de casas a seu ao redor, informou o responsável policial da região, Mohammed Aslam. Segundo Aslam, a segunda bomba detonada no local continha "pelo menos 100 quilogramas de material explosivo".

Uma fonte do corpo de Bombeiros de Karachi explicou que o atentado foi realizado entre dois edifícios residenciais de quatro andares de altura, o que amplificou o poder destrutivo do ataque e causou incêndio em vários apartamentos. Em um primeiro momento, as autoridades mencionaram que o ataque tinha causado 20 mortes, mas, com o avanço dos trabalhos de resgate, o número de vítimas foi aumentado até 52, a maioria xiita, uma corrente islâmica que no Paquistão é seguida por cerca de 20% da população.

O chefe da polícia local, Fayyaz Ahmed Leghari, afirmou ao jornal "Express Tribune" que a segunda explosão foi tão intensa que teve um raio de impacto de aproximadamente 700 metros, o suficiente para ter abalado mais de 200 casas. O relatório policial do ataque detalha, segundo o jornal "The News", que o carro-bomba foi ativado mediante a um temporizador e deixou uma cratera de mais de um metro de profundidade por três de largura.

O primeiro-ministro do Paquistão, Rajá Pervez Ashraf, condenou o atentado e, em comunicado, afirmou que "os que se voltam contra civis inocentes seguem interesses contrários ao Estado e à sociedade". Os atentados de caráter sectário aumentaram no último ano, dentro de um recrudescimento geral da violência terrorista no Paquistão.

Há três meses, um atentado causou a morte de três pessoas de confissão xiita neste mesmo bairro da cidade de Karachi. Mais de 200 pessoas também morreram em dois ataques similares realizados em janeiro e fevereiro, ambos contra fiéis desta minoria religiosa, mas na cidade ocidental de Quetta.

Esses massacres provocaram uma série de protestos entre os xiitas, mas, por outro lado, as autoridades paquistanesas se mostram impotentes para impedir os ataques contra esse grupo minoritário realizados em diversos pontos do país.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir