Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Agência nuclear da ONU quer acesso à base militar suspeita no Irã
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, órgão vinculado à ONU, pediu nesta segunda ao Irã que permita o acesso de seus especialistas à base militar de Parchin, onde suspeita que os iranianos podem desenvolver armas nucleares.
Agência nuclear da ONU quer acesso à base militar suspeita no Irã
Foto: noticias.terra.com.br

Yukiya Amano disse que o acesso deve ser autorizado "sem demora" e sem aguardar que as negociações em curso com Teerã permitam chegar a um acordo sobre a investigação de outras atividades suspeitas de relacionamento com o desenvolvimento de armas nucleares. "Permitir o acesso à central de Parchin constituiria um passo positivo que ajudaria a demonstrar a disposição do Irã a cooperar com a AIEA sobre os temas que nos preocupam", disse Amano.

As potências mundiais retomaram na semana passada as negociações com o Irã para suspender o programa nuclear de Teerã. As conversações terminaram com a apresentação de uma proposta aos iranianos para a suspensão do processo de enriquecimento de urânio. O Irã nega que seu programa nuclear tenha fins militares e admite apenas objetivos civis.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir