Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-03-2013

Bebê que sofreu 5 paradas cardíacas deve ser transferido pela 2ª vez em MT
Estado de saúde de paciente de 2 meses é grave, segundo médicos. Secretaria de Saúde disse não ter transferido bebê por falta de leito.
Bebê que sofreu 5 paradas cardíacas deve ser transferido pela 2ª vez em MT

Pela segunda vez, o bebê de apenas dois meses que chegou a sofrer cinco paradas cardíacas por falta de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, deverá ser transferido novamente. Victor Richer Borges Dantas encontra-se internado no Hospital Regional de Cáceres, para onde foi levado na sexta-feira (1º), porém, na unidade, não há cardiologista.

"Só fomos informados sobre isso nesse domingo e até agora meu filho não recebeu o tratamento necessário. Estamos aqui desde sexta e ele só passou por alguns exames", desabafou a mãe do bebê, Daielly Borges da Silva, de 19 anos, que acompanha os procedimentos no hospital junto ao esposo.

A criança sofre de problemas cardíacos e a transferência foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde após determinação judicial. Isso porque o estado de saúde de Victor é considerado grave e em Rondonópolis não havia atendimento especializado para o tipo de tratamento que a criança precisa. De acordo com a secretaria, o bebê foi transferido para Cáceres por ter um leito disponível. Contudo, conforme o órgão, o menino está em situação estável e deverá ser transferido ainda nesta segunda-feira (4) para um hospital particular de Cuiabá.

Victor nasceu prematuro e não havia apresentado nenhuma complicação nos primeiros dias. Posteriormente foi diagnosticado que ele tem cardiopatia congênita e insuficiência cardíaca. Daielly contou que levou o filho ao pediatra, quando foi identificado o problema. "Me falaram que ele estava com sopro no coração. De lá mesmo já o mandaram para o hospital para interná-lo. No hospital de Rondonópolis falaram que estava em estado grave e que tinha que ir para Cuiabá, mas não tinha vaga para mandá-lo", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir